Esaú Matos
Postado em 18 de março de 2022 as 09:27:15
O Banco de Leite Humano (BLH) é um dos serviços prestados pela Fundação Pública de Saúde (FSVC). Por meio dele, bebês prematuros que estão internados na UTI do Hospital Esaú Matos e que, por qualquer motivo, não possam ser amamentados pela mãe, recebem o alimento, que é o mais importante para os recém-nascidos. De acordo com a Fiocruz, um litro de leite materno é suficiente para alimentar até dez recém-nascidos por dia e, conforme o peso da criança, um mililitro já basta para nutri-lo cada vez que for alimentado.
É onde entram as mães que estão amamentando e que estão com excesso de produção de leite, o que geralmente causa desconforto e até dores para as mesmas. O Banco de Leite recebe doações dessas mães que, em vez de retirar o leite e descartar, podem compartilhar o alimento com os bebês que precisam.
O BLH depende das doações para que possa continuar oferecendo o leite para estas crianças, por isso, as mães que estão amamentando podem fazer a doação e ajudar a manter o pleno funcionamento do serviço. No BLH é feita a coleta e o armazenamento e o leite vai para os bebês prematuros da UTI.
Boa parte das potenciais doadoras estão preocupadas com as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus e, mais recentemente, pelas fortes chuvas e pela gripe que atingiram a nossa região. Mas o BLH está preparado para receber as doações seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e, também, pode buscar as doações diretamente na residência das doadoras.
Uma equipe se desloca para fazer o cadastro, levar os materiais e, duas vezes por semana, buscar a doação sem a necessidade de que a pessoa saia de casa. O transporte do leite é feito em caixas térmicas com isolamento térmico, com gelo e controle de temperatura, conservando a qualidade da doação.
Para colaborar com o Banco de Leite Humano é simples. O primeiro requisito é que a mãe esteja amamentando, esteja em boas condições de saúde e que tenha leite excedente. Ela poderá entrar em contato com o BLH pelo telefone (77) 3420 6237 para fazer a doação. A equipe de atendimento vai pegar os dados e informações importantes e, em seguida, será combinada a visita da equipe de coleta.
Desta forma, as doadoras poderão ajudar a levar esse alimento tão importante para os bebês da UTI do Esaú Matos. Toda doação vai ajudar a salvar a vida dos prematuros internados na instituição.