Banco de Leite Humano

O leite materno possui todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento dos bebês, por isso é essencial que sejam alimentados, durante os primeiros seis meses de vida, exclusivamente com o leite materno. Então,para promover e incentivar o aleitamento, foi criado o Banco de Leite. O equipamento, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, faz parte da política de incentivo ao aleitamento materno no Brasil.

Somente em 2013, o Banco de Leite captou 904 litros de leite materno, graças à doação de 751 mães, que beneficiaram 507 recém-nascidos internados na UTI neonatal da instituição.

Adriana Vasconcelos, coordenadora do Banco de Leite

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, o atendimento às mães é realizado inicialmente pela equipe de enfermagem. Havendo necessidade de um atendimento mais especializado, a paciente é encaminhada para o médico do Banco de Leite, que a acompanhará e dará todas as orientações necessárias.

“Nós recebemos doações de mulheres que estão amamentando e têm produção de leite excedente. Para ser doadora, ela precisa ter feito o pré-natal e estar com o resultado em mãos. Não precisa vir até o Banco de Leite para fazer o cadastro de doadora, basta ligar e o serviço vai até a residência, faz o cadastro, a entrevista e dá todas as orientações de como deve ser feita a coleta do leite em casa. É também o próprio Banco de Leite que vai fornecer vidro, touca, máscara e tudo que seja possível para que a doadora consiga fazer a coleta de forma adequada, para não contaminar o leite”, conta Adriana.

Leite coletado

Antes de ser distribuído, o leite coletado passa por um processo de pasteurização, com objetivo de eliminar qualquer tipo de impureza. Além disso, são feitos exames microbiológicos para certificar a inexistência de contaminação do leite.

Ainda segundo a coordenadora, o Banco de Leite também contribui com o hospital na manutenção do selo Amigo da Criança, por meio de capacitações para os profissionais de saúde, palestras sobre a importância da amamentação e orientações individuais às mães que estão com dúvidas e dificuldades sobre o ato de amamentar.

Para ser doadora, a mãe precisa ter feito o pré-natal e estar com o resultado em mãos

Adriana Vasconcelos também reforça o convite de doação para as mães que estão amamentando e estão com a produção de leite excedente. “O Banco de Leite trabalha exclusivamente com doações e existem períodos que temos redução de doadoras, como, agora, no início do ano. Isso afeta diretamente no volume do leite distribuído para os bebês da UTI”.

Mães que querem se tornar doadoras ou pessoas interessadas em conhecer o trabalho do Banco de Leite Humano podem entrar em contato com o serviço por meio do telefone (77) 3420 6237.