Atividade proporcionou diálogo com representantes de setores como Defesa Civil, Saúde e Smed, com apoio da Guarda Municipal

Na manhã desta quarta-feira (19), moradores da região de Baixa do Muquém participaram de um encontro com representantes das secretarias municipais de Educação (Smed) e de Saúde (SMS) e da Defesa Civil. O encontro contou com o apoio da Guarda Municipal. A conversa foi intermediada pela recém-fundada Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Vale do Muquém, entidade presidida por Patrick Almeida.

Um dos motivos do encontro foi a implantação do Núcleo Voluntário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), cujo objetivo é atuar na localidade como uma espécie de apoio para as ações da Defesa Civil. A equipe também distribuiu panfletos informativos e lembrancinhas entre os participantes da reunião. E ouviu dos moradores relatos sobre a situação das estradas de rodagem e a distribuição de água na região.

Na unidade de saúde local foram promovidas ações referentes à programação do Outubro Rosa, como palestras, exames preventivos e testes de sífilis, além do agendamento de exames de mamografia. As atividades contemplaram moradores de Baixa do Muquém e de localidades vizinhas, como Vereda, Baixa do Cocá, Lagoa do Facão, Lagoa do Mulatinho, São João e Santo Antônio, entre outras.

Com a Smed, os moradores reivindicaram uma autorização para que a associação possa utilizar imóveis que já funcionaram como escolas municipais e que encontram-se desativados. A expectativa é que esses prédios possam servir à associação e à comunidade, podendo sediar reuniões, eventos, cursos de capacitação ou até mesmo funcionar como abrigos temporários, no caso de eventuais desastres – como as chuvas de dezembro de 2021.

Ficou agendada para terça-feira (25) uma reunião entre representantes da associação e a prefeita Sheila Lemos. “Através da parceria é que a gente consegue vencer, porque não é fácil. São muitas demandas no município todo e nós precisamos encontrar as soluções”, concluiu Patrick Almeida.