A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou mais dois mutirões de combate ao mosquito Aedes aegtypti, previstos para acontecer nesta sexta-feira (24), no bairro Brasil e, no sábado (25), no bairro Morada dos Pássaros III, a partir das 8h.

Nesses dois bairros, foram registrados índices de infestação de alto risco para transmissão das arboviroses no último levantamento feito pela SMS, com 11,95 no Morada dos Pássaros III e, no bairro Brasil, 7,0%.

Nas visitas aos imóveis, os agentes farão o trabalho de inspeção, tratamento focal, além de reforçar a parte educativa junto aos moradores sobre os cuidados necessários para eliminação dos criadouros dentro de casa, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

Além do trabalho diário de visita aos bairros, os agentes de endemias já realizaram, nos últimos dois meses, 13 mutirões de combate ao mosquito da dengue na zona urbana e rural, nas seguintes localidades: Patagônia, povoado de Lagoa de José Luís, Ipanema, José Gonçalves, povoado de São Mateus, Bruno Bacelar, São João da Vitória, Comveima, Urbis VI, Inhobim, Jurema, Campinhos e Santa Terezinha.

As equipes de endemias que atuam diariamente nos pontos estratégicos da cidade (borracharias, ferro-velhos, garajões, hospitais, cemitérios etc), continuam com as ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, nas quais foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

O trabalho de limpeza pública também segue intensificado com as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) atuando em diversos mutirões, por meio de uma força-tarefa com cerca de 80 servidores trabalhando simultaneamente nos bairros.

Redução dos casos de dengue

Nas últimas semanas, o município segue com redução dos casos da dengue, segundo análise dos dados feita pela Vigilância Epidemiológica Municipal, no Sistema de Notificação de agravos compulsórios (Sinan), que já apontou uma queda de 39% das notificações nas duas últimas semanas.

Até segunda-feira (20), o boletim semanal registrou 37.148 casos notificados de dengue, em Vitória da Conquista, sendo 16.362 confirmados. Também foram registradas 3.020 notificações de chikungunya, com 81 confirmadas, e 1.439 notificações de zika, com três confirmações.

Apesar do cenário de melhora, os cuidados para evitar o mosquito devem continuar. Cada morador deve manter a fiscalização dos seus espaços e eliminar qualquer acúmulo de água parada em tampinhas de garrafa, pratos de planta, ralos e reservatório de água atrás da geladeira. É preciso também verificar constantemente a vedação adequada de caixas d’água e reservatórios de água, e fazer o descarte correto do lixo.