Com pouco mais de sete mil moradores, o bairro Nossa Senhora Aparecida a partir dessa terça-feira, 11 de março, passou a contar com novos conselheiros no Conselho Local de Saúde da Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida, que foram eleitos por meio de eleição direta no mês de dezembro.

Com 16 membros, sendo metade de usuários e metade de trabalhadores, o conselho do bairro que completa este ano dez anos de existência, é um dos mais atuantes e participativos tendo alcançado grandes vitórias neste período, a exemplo da construção da nova unidade, que já está em fase de finalização.

“A construção da unidade foi uma conquista deste conselho. Uma obra priorizada por toda comunidade como principal obra do governo municipal deste bairro que possibilitará o melhor acolhimento da comunidade e melhores condições de atendimento para os trabalhadores”, destacou Márcia Viviane de Araújo Sampaio, secretária de Saúde.

Durante a cerimônia de posse, a enfermeira da unidade, Daniela Valmorbida, destacou o acolhimento da comunidade com a equipe de saúde, “estou aqui há três anos e eu e meus colegas nos sentimos acolhidos por todos os moradores do bairro e espero poder contribuir para a melhoria do nosso conselho de saúde”, ressaltou Daniela.

A ex-conselheira Urenita Dantas Santos, lembrou a todos a importância de participar das reuniões do conselho, “participo deste conselho desde a sua implantação, me sinto honrada em poder ajudar, mesmo não sendo conselheira. Tenho orgulho de ser atendida por esta equipe de saúde”, destacou Urenita.

A conselheira eleita Lindinalva Oliveira mostrou sua satisfação em poder participar do conselho recitando uma poesia de autoria própria sobre a globalização e declarou: “me sinto feliz em participar do conselho porque aqui a gente aprende mais sobre a nossa saúde”.

Dayse Matos, diretora da Atenção Básica destacou o conceito ótimo dado pelo Ministério da Saúde a equipe de saúde da unidade na avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), “a comunidade está de parabéns por contar com uma equipe que se tornou referência para Secretaria de Saúde e que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde”, declarou Dayse.