Os moradores do bairro Henriqueta Prates encontraram nas ruas uma movimentação diferente na manhã desta quarta-feira, 27. Trata-se do faxinaço contra a dengue, no qual equipes do setor de Endemias se dividiram para circular pelas ruas do bairro, com os objetivos de visitar as casas e sensibilizar os moradores sobre a importância da mobilização como uma prática que contribui para a construção de uma consciência cidadã coletiva. Além de Vitória da Conquista, mais 23 municípios baianos participam do projeto.

“O bairro Henriqueta Prates faz parte do projeto de mobilização social de prevenção e controle da dengue no estado da Bahia e está recebendo esse grande faxinaço, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Serviços Públicos, além de outras entidades”, contou a coordenadora municipal de Endemias, Polyana Gusmão.

Segundo ela, durante o faxinaço, mais de 50 articuladores batem de porta em porta, visitando todos os estabelecimentos comerciais, colando cartazes, entregando folhetos e explicando sobre a prevenção da dengue. Na ocasião, ela salientou: “A dengue mata e para que ela seja combatida, todos precisam fazer sua parte”.

Vanusa Silva Amorim, faxineira

A faxineira Vanusa Silva Amorim, moradora do bairro há nove anos, ao lado de um dos três filhos, acompanhou o faxinaço da porta da casa onde reside. “Esse projeto que está sendo feito aqui no bairro é muito importante, pois é preventivo e ainda me sinto mais segura por causa dos meus filhos. É um trabalho muito bom”, revelou Vanusa.

Luís Francisco dos Santos, morador

O morador Luís Francisco dos Santos também recebeu a visita da equipe em sua residência e aprovou. “Esse projeto é muito bom, incentiva todo mundo a cuidar do lugar onde mora, trazendo conscientização para ver se conseguimos acabar com essa dengue, que traz tanto mal”, diz.