Na Rua N, escavações começaram na sexta-feira (12)

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a semana com duas frentes de trabalho em operação ao mesmo tempo, no bairro Cidade Modelo, localizado na Zona Oeste da cidade. A intervenção mais recente, inscrita no programa Acelera Conquista, está em andamento na Rua N; a outra, que constitui um trecho do Corredor Perimetral, prossegue na Avenida Modelo. Ambas as intervenções são supervisionadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A obra da Rua N foi iniciada na última sexta-feira (11), um dia após à assinatura da Ordem de Serviço pela prefeita Sheila Lemos. Equipes da empresa Liga Engenharia/CBS Construtora Bahiana de Saneamento, contratada via licitação, fazem as primeiras escavações e sondagens para a instalação da nova rede de macrodrenagem. E, para evitar possíveis transtornos aos moradores, a equipe conta com a colaboração de uma equipe da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que orienta a empresa sobre os locais por onde passa a rede subterrânea.

Mantendo um padrão semelhante ao que já vem sendo feito nos bairros Panoramae Bateias 2, essa intervenção foi viabilizada pelo empréstimo de R$ 160 milhões, feito pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa 3. As redes de drenagem vão se estender por 5 quilômetros, enquanto as de asfalto vão ocupar 13 quilômetros, totalizando 21 ruas e ocupando uma área superior a 82,5 mil metros quadrados, a um custo de R$ 20,3 milhões.

“Muito bom. Só tenho a agradecer. Foi uma excelente iniciativa da Prefeitura”, disse Gilberlan Santos, 42 anos, que mantém um estabelecimento comercial na Rua N há três anos. Há alguns meses, ele teve prejuízos por conta das chuvas. Por isso, agradeceu pela reconstrução da rede de drenagem e pela futura pavimentação. “Vai melhorar para todo mundo. Pra gente que tem comércio e pra população em geral. Vai ser uma grande bênção pra gente”, afirmou Gilberlan.

O Acelera Conquista pode ser visto ainda em outros pontos da cidade, como a avenida Brumado, que passa por um processo de reurbanização.

Ciclovia da Avenida Modelo está sendo pavimentada

Avenida Modelo

Enquanto isso, na Avenida Modelo, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) prossegue com os trabalhos de pavimentação da ciclovia e assentamento de meio-fio, naquele que será o último trecho do Corredor Perimetral no sentido Oeste. Nesse local, a obra já passou pelas etapas de terraplanagem, pavimentação asfáltica, regularização de calçadas acessíveis e construção de sarjetas.

As próximas fases do trabalho envolvem a iluminação e o paisagismo. Todo esse aparato também está sendo levado à Rua Esaú Matos, que dá acesso ao Parque da Lagoa das Bateias.

Ariosvaldo Barreto

“É coisa de primeiro mundo”, comemorou Ariosvaldo Barreto, 83 anos. “Aqui não existia nada. O bairro era escondido, só era promessa. Agora, você está vendo aí as pistas para o povo caminhar e para os ciclistas”, disse ainda o morador, que vive no Cidade Modelo há 24 anos.

Ariosvaldo também mencionou outra obra em andamento, bem perto dali: a revitalização do Parque da Lagoa das Bateias. “A lagoa está ficando um paraíso”, exultou.

Morada dos Pássaros 2

Além das intervenções no Cidade Modelo, a Emurc opera em outro trecho do Corredor Perimetral. Trata-se de uma via também denominada Rua N, só que no bairro Morada dos Pássaros 2, na Zona Sul. Por lá, a equipe trabalha no assentamento do meio-fio.

Assentamento de meio-fio na Rua N, no bairro Morada dos Pássaros 2 / Foto: Emurc