Os números da terceira avaliação do Projeto Aprova Brasil (provas de português e matemática aplicadas aos alunos como simulados para a avaliação Saeb) apontam que a educação municipal está evoluindo, o que, de acordo com o levantamento, mostra o engajamento dos profissionais da rede municipal de ensino na reversão dos prejuízos causados pelo período de pandemia na área educacional. Os resultados foram apresentados aos professores do 2º e 5º anos em reuniões ocorridas anteontem e ontem (14).

A participação dos alunos do 2º ano na prova de língua portuguesa chegou a 90%, com aproveitamento médio de 65%. Em matemática o engajamento foi de 90%, com aproveitamento médio de 72%, de acordo com a coordenadora pedagógica de implementação do Projeto Aprova Brasil, Ana Sueli Pinho, que fez a devolutiva para os professores.

Segundo ela, no primeiro e segundo simulados aplicados, os estudantes alcançaram a média, o que seria uma tendência em uma rede complexa e grande como é a de Vitória da Conquista, mas com um envolvimento mais da rede, o aproveitamento começa a aparecer acima da média, com 65% e 72%.

“Se considerarmos que estamos falando de um 2º ano que saiu da pandemia, que fez o primeiro ano de forma remota, chegar no mês de setembro com 65% de estudantes já em processo de alfabetização adiantado é um resultado que nos anima bastante”, afirma Ana Sueli.

Ana Sueli

Em relação ao 5º ano, 92% dos alunos fizeram a prova de língua portuguesa, com aproveitamento médio de 59% e em matemática foi 90% de engajamento e 51% de aproveitamento médio. Apesar de um aproveitamento abaixo do obtido em língua portuguesa, a a coordenadora pedagógica do Aprova Brasil considera que a rede municipal está em num caminho muito promissor. “Estamos intensificando esta sistematização de formação, de avaliações diagnósticas, para que na próxima avaliação alcancemos os resultados que, de fato, esta rede merece e está engajada para conquistar”.

Presente à reunião em que os resultados foram apresentados, a professora da Escola Municipal Zica Pedral, Elaine Santos Cardoso Silva, considera que houve avanços, mas que é preciso melhorar mais. “Por isso estamos aqui para aprender mais. Estamos ouvindo dos colegas o que está dando certo na sua escola e ajudando o outro também, fazendo uma rede de experiências para melhorar esse aprendizado”.

Elaine Santos

Também o secretário Edgard Larry, considera que houve avanços, mas ainda há muito a ser feito. “Os efeitos negativos que a pandemia deixou são enormes, e não foi diferente na área educacional. Entretanto temos uma equipe forte, trabalhadora e confiamos que os resultados positivos já estão começando a surgir”, ressaltou Larry.