Cultura
Postado em 28 de abril de 2014 as 09:01:36
Foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril, em Vitória da Conquista, a Clínica de Esporte Adaptado. O evento, voltado para estudantes e professores de educação física, englobou atividades adaptadas para pessoas com deficiência. Foram oferecidas clínicas de futsal de 5, para cegos, e o handebol para cadeirantes.
Durante a manhã de sexta-feira, 25, por exemplo, foram ministradas as aulas teóricas no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e no período da tarde, as aulas práticas no Ginásio de Esportes Raul Ferraz.
Os participantes foram estimulados a sentir as dificuldades dos deficientes e como vencer esses obstáculos. O coordenador municipal de Esportes, Juarez Júnior, que também participou da aula prática, comentou sobre o objetivo do curso:“O princípio básico é fomentar e incentivar professores e estudantes de Educação Física a se interessarem por esta vertente do esporte, que é o paraolímpico ou adaptado. Aqui no curso estão pessoas que possivelmente poderão trabalhar com o esporte adaptado”, explicou Juarez.
Uma das professoras da equipe da Federação que promove estas capacitações em diversas modalidades esportivas é Sônia Oliveira. “Realizamos estas clínicas para tentar expandir, chamar atenção das famílias e dos professores para incentivar as pessoas com deficiência a participarem dos esportes adaptados. Em cada cidade que a gente passa plantamos uma sementinha para conseguirmos os índices e levar a Bahia à Paraolimpíadas”, disse a professora de ginástica rítmica.
Cursando o 7º período de Educação Física, Paulo Henrique Leite disse ter gostado da aula prática. “Foi proveitoso, pois complementou na prática o que aprendemos na academia. O Handebol para cadeirantes, por exemplo, é uma modalidade que não tínhamos visto ainda”.
A Clínica de Esporte Adaptado é uma iniciativa da Federação Baiana de Desporto de Participação, com os apoios do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.