Notícias
Postado em 22 de abril de 2019 as 19:11:40
Aconteceu na última terça-feira, 16, a aula magna dos médicos residentes que vão participar do Programa Municipal de Residência Médica que farão residência em Medicina de Família e Comunidade nas unidades de Saúde da rede municipal. O evento aconteceu no auditório da Clínica Municipal de Reabilitação e contou com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde, do Secretário José Raimundo Fernandes (Juka) e da vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Dória.
Durante o encontro, os integrantes da turma foram recebidos pela equipe de saúde e puderam ouvir a palavra do secretário Juka. Segundo ele, a Residência em Medicina de Família e Comunidade é de suma importância para a saúde do município. “Há muito anos que o município vem tentando implantar esse grupo, elaborou alguns protocolos de intenção para isso, mas nunca conseguiu concluir. Agora conseguimos com esses quatro residentes que vão ingressar no Programa de Saúde da Família, melhorando o atendimento, e que vão abrir o caminho para outros no futuro”, afirmou o secretário.
O coordenador médico da Atenção Básica, dr. Danilo Ladeia, ressaltou a importância da residência, tanto para os médicos quanto para a rede municipal de Saúde: “A Residência Médica em Medicina de Família é o ponto de partida para o resgate da Saúde Pública de Vitória da Conquista. Os médicos residentes, em 2 anos, se tornarão especialistas em gente. Serão capazes de resolver 85% das demandas que chegam na Unidade de Saúde da Família e sempre com um atendimento moldado nos princípios do SUS”.
Quatro unidades de saúde vão contar com a contribuição da primeira turma de residentes de Medicina de Família e Comunidade: USF Conveima (residente Juliana Ataíde de Mesquita), USF Simão (residente Samuel Cardim Costa), USF Urbis V (residente José Renato Muniz Costa Filho) e USF Nova Cidade (residente Caroline Gomes Viana).