Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 26 de agosto de 2024 as 17:28:13 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 08:32:12
Na última sexta-feira (23), aconteceu a Aula Magna do Programa de Mestrado Interinstitucional em Educação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a colaboração do Instituto Federal da Bahia (IFBA), para o qual foram selecionados 33 alunos. O evento aconteceu no auditório da Faculdades Santo Agostinho (Fasa/ Afya) e contou com a palestra “Investimento em educação, sua eficiência econômica e seu impacto na distribuição de renda”, do professor Dr. Warli Anjos de Souza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Durante a aula, o professor salientou informações da educação enquanto uma variável econômica de promoção da eficiência econômica, com produtividade e empregabilidade, e, também, da função do estado na distribuição de renda por meio do investimento e oferta na área, baseado em um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1945 até os dias atuais.
Após o encontro, Warli destacou a importância da parceria firmada entre as entidades públicas para o mestrado. “Uma das estratégias políticas para resolver problemas de educação tratados na palestra é justamente a qualificação profissional necessária. Nesse sentido, parabenizo a prefeitura por tomar esta iniciativa junto com a UFPB, que apresenta excelência nos cursos de mestrado e doutorado reconhecidos nacionalmente. Também, por trazerem até aqui os professores a fim de interagirem com os profissionais de educação da cidade”, explicou.
Intenção endossada pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry. “É muito importante saber que os senhores estão aqui com tanta bagagem, competência e compromisso com a educação de forma geral. Precisamos avançar e alcançar horizontes mais promissores nessa área”.
De acordo com ele, o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) 2022 mostra dados preocupantes sobre a formação dos professores dos anos iniciais: 67% não tem formação em pós-graduação, e, 33% dos que têm, 31,6% são lato sensu. Somente 1,3% dos professores da educação básica no país, possuem mestrado. “Diante deste desafio, é de urgência nacional a expansão desses programas. Esta parceria da Smed com a UFPB está permitindo, portanto, desenvolver uma matriz educacional que harmoniza três vertentes: formação de qualidade, integração entre pós-graduação, formação de professores e escola básica, e produção e disseminação de conhecimentos”, afirmou o gestor da pasta.
Parcerias
Na oportunidade, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, professor Dr. Jorge Fernando Aveiro, trata-se de um grande momento para o programa de pós-graduação. “O programa está chegando a 48 anos de existência. Nos últimos cinco anos formamos 400 mestres e doutores. Estamos felizes essa parceria que se dará através de uma construção coletiva”.
Para a coordenadora do Minter – Programa de apoio à realização de cursos de pós-graduação stricto sensu interinstitucionais para a rede federal de educação profissional e tecnológica – professora Dr.ᵃ Edna Gusmão Brennand, após a batalha burocrática de construção desse projeto de curso, em instâncias nacionais e locais, começou a colheita dos primeiros frutos desta parceria: “Inicialmente, pode parecer pequeno, mas o propósito é estimular processos que podem permitir fazer uma pequena revolução científica, que já está em curso, e realizar nas escolas a transformação de estruturas e pensamentos arraigados”.
Representando o Instituto Federal da Bahia (IFBA), local onde acontecerão as aulas, a professora Daniela Contelli afirmou ser um prazer parte de um momento como esse. “Toda a comunidade será beneficiada. Quando se investe em educação, há este retorno. Parabenizo todos os envolvidos na celebração deste convênio. Pensem no resultado que esta pesquisa vai trazer para os estudantes, sua escola e sociedade em geral”, disse.