Mais de 50 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista participarão da capacitação

A segunda edição do Curso em Educação Cooperativista (Educoop) começou com dinamismo. Na noite dessa sexta-feira, 27, dezenas de professores da rede municipal de ensino que farão a capacitação participaram de uma aula inaugural que representou o desejo de boas-vindas aos novos cursistas.

Edwaldo Alves

O Educoop é resultado de uma iniciativa da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sicoob Credcoop), em parceria com o Governo Municipal, o Instituto Francisco de Assis de Teixeira de Freitas (IFA) e com as instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/BA). “Fico muito feliz com a realização deste curso, que tem a ideia de difundir o cooperativismo para crianças e jovens através dos professores. Sem dúvida, essa é uma ideia louvável, assim como foi a ideia de criação da Credcoop pelo Governo Municipal. Hoje a cooperativa é única na Bahia”, declarou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, representante do prefeito municipal, Guilherme Menezes.

Jussiara Lessa

A aula inaugural dessa sexta-feira, promovida no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, celebrou o início de mais uma importante jornada de conhecimento, pautada na multiplicação dos princípios do cooperativismo. “A educação é a melhor forma de promover essa doutrina, e os professores são as pessoas indicadas para começar a difusão desse conhecimento”, opinou a representante do Sescoop, Jussiara Lessa.

Rejane Silva, presidente do Sicoob Credcoop

A capacitação ocorre com a proposta de proporcionar ao professor cursista o desenvolvimento de aptidões voltadas à educação cooperativa e à qualificação profissional, para disseminar práticas e princípios cooperativistas, a exemplo do comprometimento, da responsabilidade, da liderança e da cooperação, no universo escolar. “Desde a nossa fundação, há dezesseis anos, nos preocupamos em oferecer educação cooperativista e em formar pessoas para que no futuro sejam multiplicadoras”, assegurou a presidente do Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida,

Maria Andréia, diretora do IFA

Com o curso, mais de 50 professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participarão de 200 horas de aulas, realizadas nos dias de quarta-feira e sábado na Rede de Atenção. As aulas do Educoop começam efetivamente neste sábado, 28, e seguem até o mês de dezembro, após a conclusão de nove módulos de estudos. “Ao capacitar o professor com embasamento teórico e prático sobre cooperativismo, para que isso possa ser vivenciado junto com as crianças, nós estamos em busca de uma sociedade menos competitiva”, certificou a diretora do IFA, Maria Andréia Dutra de Carvalho

Esechias Araújo Lima

Participação especial – Para receber os professores desta segunda edição do Educoop, a aula inaugural do curso foi abrilhantada com a participação especial de Esechias Araújo Lima, poeta, escritor, dramaturgo e assessor de comunicação da Crediconquista. Durante o evento, Esechias ministrou uma palestra sobre “Cooperativismo e Educação: vontade de crescer juntos!”, em que reforçou os princípios e a importância da disseminação do cooperativismo. “O objetivo é formar multiplicadores para que o cooperativismo venha da escola e, com isso, possamos formar os nossos futuros cooperados”, ressaltou.

Elisângela Andrade

Novidades– A formatura da primeira turma do Educoop foi realizada em maio de 2013. Neste ano, a capacitação contará com uma novidade, a adesão de crianças que estudam nas creches municipais.

“Para a gente é um grande avanço e privilégio contar com professores da educação infantil nesta etapa do curso”, contou a professora e coordenadora do Educoop, Elisângela Andrade Moreira.

Ao final da capacitação todos os participantes serão certificados.