Acessibilidade e receptividade do governo para com as pessoas é um dos princípios da democracia. Em Vitória da Conquista, a Administração Municipal tem cumprido bem este propósito. Além do Orçamento Participativo, que vigora na cidade há 17 anos, são realizadas Rodas de Conversa nos bairros da cidade e reuniões no Gabinete Civil da Prefeitura.

Um desses encontros entre a Administração Municipal e a população de Vitória da Conquista aconteceu na tarde desta segunda-feira, 9, no auditório da Rede de Atenção, e contou com mais de 60 participantes. Além do prefeito Guilherme Menezes e de quatro secretários municipais, a bancada governista da Câmara de Vereadores se fez presente na reunião, que se tornou uma verdadeira aula de participação popular – marca do Governo Municipal.

Comprovando a declaração do chefe de Gabinete, Márcio Higino Melo, que disse: “o governo verdadeiramente democrático é aquele que dialoga sempre com o povo”, o prefeito Guilherme Menezes propôs, aos representantes das sete localidades presentes – Senhorinha Cairo, Miro Cairo, Vila Serrana, Coveima, Cidade Maravilhosa, Antônio Brito, Vila da Conquista -, um encontro mensal com a comunidade. “Pois quanto mais vocês solicitam, demandam, mais ajuda a nossa administração e mais conseguimos as melhorias para a cidade”, afirmou Guilherme.

O prefeito comentou ainda sobre a finalidade de sua ida a Brasília, recentemente, e sobre as obras que são realizadas na cidade, a exemplo da pavimentação nos Loteamentos Miro Cairo, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa, Morada Real e Vila América.

O líder do Governo no Legislativo Municipal, Florisvaldo Bittencourt, relatou a transformação que o município vem passando e assegurou: “Estamos empenhados junto com a Prefeitura para trazermos mais melhorias para a nossa cidade”.

Teresa de Andrade

A presidente da Associação de Moradores do Coveima, Teresa Santos de Andrade, falou sobre a demanda de seu bairro e se mostrou confiante. “Conquista está vivendo um novo tempo. O crescimento tem sido amplo. Há poucos dias soube que será construída uma unidade escolar no bairro e foi uma emoção muito grande, por isso confio no Governo desta cidade e sei que a pavimentação chegará a nosso bairro”, afirmou a senhora.

Ricardo Fernandes

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do Senhorinha Cairo, Ricardo Fernandes, é sempre bom participar destas reuniões com a Administração. “Mais importante do que falar sobre a Prefeitura é falar com ela a respeito de nossas dificuldades”. Sobre os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem das águas pluviais, o representante comentou que a população está muito satisfeita. “Viemos a essa reunião de hoje sem nenhuma reivindicação, pois os moradores disseram: ‘não temos nada a reivindicar. O bairro está vivendo o melhor momento de seus mais de trinta anos de existência’. Então a gente está muito feliz pelo bairro que está nota dez”, concluiu.

Piedade de Melo

Além da infraestrutura viária, a Prefeitura está preocupada com a infraestrutura educacional do município e, em breve, entregará nove creches que estão sendo construídas, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essas unidades de ensino beneficiarão os seguintes bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Recanto das Águas, Coveima II, Morada Real, Vila América, Panorama, Miro Cairo e o povoado do Simão.

“Eu achei muito importante esta sugestão do prefeito de se reunir com a comunidade, pelo menos, uma vez por mês. Reconheço o bom trabalho dele”, argumentou Piedade de Melo, presidente da Associação de Moradores dos Residenciais Jacarandá e Flamboyant, no Miro Cairo.

A próxima reunião com a comunidade será no dia 14 de outubro.