Governo
Postado em 3 de abril de 2013 as 12:34:58 e atualizado em 23 de abril de 2013 as 13:02:51
Mais de cem pessoas se reuniram no começo da noite desta terça-feira, 2, para o exercício de participação direta da população na gestão pública. Foi mais uma plenária do Orçamento Participativo, dessa vez realizada na Escola Municipal Edivanda Maria Teixeira, no bairro Jardim Valéria. O encontro contou a presença de moradores de bairros vizinhos, como o Santa Terezinha, Jardim Sudoeste, Jardim Copacabana I e II, Conveima II, Morada Nova e Morada das Acácias.
O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, ressaltou a importância da participação popular na plenária e afirmou: “A existência do Orçamento Participativo só é possível porque vocês estão aqui presentes nesta noite”. Durante a plenária, uma equipe da Administração Municipal fez a apresentação do orçamento da Prefeitura. Segundo o secretário, cerca de 80% de todas as propostas do Orçamento Participativo já foram executadas.
A professora Helena Lisboa esteve presente em todas as plenárias do Orçamento Participativo no bairro Jardim Valéria e presenciou a evolução do local, que foi beneficiado com a construção da Escola Municipal Anísio Teixeira e a pavimentação no corredor de ônibus. “Tem bastante gente aqui e todo esse pessoal sempre acreditou no Orçamento Participativo. Eu participo do OP porque eu confio. É uma forma de governar que dá certo, se estamos reunidos no prédio desse colégio aqui hoje, foi por causa do OP”, contou Helena. “Já conseguimos muitas melhorias para o nosso bairro e agora queremos mais. Espero que o OP nunca acabe”, acrescentou a professora.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Valéria, Edson Neves, também esteve presente na plenária. “Como delegado, eu já participo há oito anos e desde o começo eu pude perceber um grande avanço aqui no nosso bairro. Com o OP, a sociedade opina, escolhe e o governo vai lá e torna realidade. O Jatobá (que engloba vários loteamentos, entre eles o Jardim Valéria) já conseguiu um módulo do CRAS, o muro do Posto de Saúde, o muro e ampliação da Escola Edivanda Maria Teixeira, a Escola Anísio Teixeira, sem contar com o asfalto do corredor de ônibus”, lembra Edson.
Após a apresentação das demandas, foram eleitos 10 delegados para defenderem as propostas mencionadas durante a plenária, no Congresso do Orçamento Participativo. O congresso será realizado no dia 8 de junho, e terá a participação de todos os delegados escolhidos pelos moradores de cada bairro ou localidade da zona rural. Também participaram da plenária o secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Dourado, e os vereadores Ricardo Pereira e Coriolano Moraes.