Notícias
Postado em 10 de maio de 2013 as 18:32:19
Jovens de diversos segmentos sociais participaram, na noite dessa quinta-feira, 9, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. Durante a atividade, foi debatido o tema políticas públicas de inclusão da juventude.
O debate, de iniciativa dos vereadores Coriolano Moraes, Ademir Abreu e Gilzete Moreira, contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, da Juventude Evangélica, da Pastoral da Juventude Católica e do movimento das Jovens Mulheres. O representante da Juventude Evangélica, Ítalo Aguiar, lembrou a importância da união de todos: “Esse debate é realmente proveitoso para a nossa sociedade. Estamos todos juntos na batalha pelos direitos dos jovens, porque apesar de representarmos diferentes movimentos, somos, acima de tudo, seres humanos.”
Para o coordenador Municipal da Juventude, Rudival Maturano, o evento mostra a força dos jovens. “Toda a juventude tem entrado nos espaços públicos e realmente os ocupado com sua forma de agir. A juventude tem sido protagonista de vários momentos e ajudado a fazer a história.”
Os jovens, presentes no auditório Vereadora Carmem Lúcia, aprovaram a iniciativa. Para apresidente da União da Juventude Socialista (UJS),Aline Lima, é fundamental a participação dos jovens em prol dos seus objetivos. “É muito importante que todos venham lutar conosco para a ocupação dos espaços na sociedade. Temos lutado muito e uma das nossas lutas foi a criação da Coordenação Municipal de Juventude, que está fazendo um ótimo trabalho, unindo todas as juventudes para debater políticas públicas”.
O jovem Raí Amorim destacou os avanços nas políticas públicas para a juventude nos últimos dez anos: “Desde 2003, políticas públicas começaram a ser colocadas e hoje nós podemos ver avanços: aumento do número de jovens nas escolas e universidades, espaços para negros, mulheres, homossexuais, todas as minorias. Hoje percebemos uma sociedade mais democrática, mais popular”.
A audiência pública antecedeu a realização do Festival da Juventude – Ano II, que começou nesta sexta-feira, 10, e conta com espaço para debates, apresentações culturais, atividades autogestionadas, shows, entre outros.