Uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores marcou a abertura das atividades ligadas ao Maio Amarelo – período do ano que foi criado com o propósito de chamar a atenção da população mundial para os altos índices de acidentes de trânsito. Reunidos no auditório da Câmara Municipal, representantes de órgãos públicos ligados ao trânsito e sociedade civil, além de estudantes, discutiram, nesta quinta-feira, 11, a violência no trânsito.

Na ocasião, o proponente da audiência, vereador Luiz Carlos Dudé, destacou a importância do debate sobre o tema. “A violência e a forma como nos portamos no trânsito devem ser discutidas nos quatro cantos da cidade e queremos que essa Casa Legislativa seja sempre espaço para iniciativas que melhorem a vida das pessoas que transitam em Vitória da Conquista”.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, o coordenador municipal de Trânsito, Major Ramon Campelo, lembrou que o Governo Municipal realiza uma série de intervenções com objetivo de orientar e educar motoristas e pedestres. “Também cabe a nós exercermos o trabalho de fiscalizar em busca de um trânsito mais harmônico para todos”, disse.

Durante a audiência, os agentes municipais de trânsito tiveram oportunidade de falar aos presentes sobre o trabalho desenvolvido nas ruas do município. Para Francisco Assunção, um dos 50 profissionais que atuam na área, a educação das pessoas é o componente mais importante para mudanças nos índices que apontam mais de 6 mil mortes, somente em rodovias federais, no ano passado. “A via é importante, tem que ter boa pavimentação e sinalização, mas precisamos, acima de tudo, da mudança de comportamento das pessoas”.

A audiência terminou com uma homenagem da Coordenação Municipal de Trânsito aos agentes municipais de trânsito. Além de um vídeo com imagens das ações executadas pelos profissionais em sua lida diária, a agente de trânsito, Andréa Carla Barbosa, usou a tribuna para apresentar alguns aspectos desse relevante trabalho. “Estamos há 18 anos nas vias e nunca fomos homenageados, por isso estou aqui hoje parabenizando aos meus colegas e lembrando a todas as pessoas que podemos juntos diminuir a quantidade de acidentes no nosso país e na nossa cidade”.