Nesta terça-feira (20), a partir das 9h00, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Ministério Público Estadual (MPE), instituições de ensino, entidades e representações dos municípios da região se reunirão no auditório da Uesb, em Vitória da Conquista, para discussão da criação e implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé. A reunião deve concluir um processo que começou em 2015, como parte do programa “Todas as Cores pelo Rio Catolé”.

Vitória da Conquista e mais seis municípios compõem a bacia hidrográfica: Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Itapetinga, Planalto e Nova Canaã. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o comitê terá como atribuição acompanhar a evolução das intervenções ao meio ambiente, no entorno e relacionadas ao Rio Catolé Grande, como a própria construção da barragem, que está em andamento.

“Nosso município que sempre desponta com um grande vetor de crescimento regional, necessita pensar urgentemente na segurança hídrica da região a curto, médio e longo prazos”, destaca Ana Cláudia, e completa: “Os comitês de bacia possuem a responsabilidade de decidir sobre importantes pontos na gestão hídrica de uma região, como a elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica, a definição de ações para aplicação de recursos, as medidas a serem adotadas para a recuperação das nascentes e preservação do meio ambiente, dentre outras”.