Live com representantes de diversos segmentos sociais

O Fórum Municipal de Educação (FME) de Vitória da Conquista realiza, no próximo dia 21 de outubro, a Audiência Pública para Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Vitória da Conquista. Aberta ao público, a atividade será semipresencial, das 8h às 13h30, e discutirá o documento de avaliação elaborado no biênio 2018/2019 pela equipe técnica de monitoramento.

Durante live de lançamento do evento, realizada na manhã desta quarta-feira (6), a coordenadora do FME, professora Talamira Brito, disse que a audiência visa democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular nas questões educacionais do município. “É para pensarmos de forma ampliada, com a comunidade, o que temos realizado enquanto educação de qualidade no nosso município, para que ela faça parte disso”, reforçou.

A audiência é uma exigência legal, que antecede à Conferência Municipal de Educação, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Com muita garra e o envolvimento de todos tenho certeza de que vamos alcançar e avançar ainda mais nas questões educacionais do município”, comentou o secretário da pasta, Edgard Larry.

Outro órgão parceiro na realização da audiência é o Conselho Municipal de Educação (CME), espaço em que a participação popular também é efetivada. “A audiência é de fundamental importância para que sejam apresentadas à população as ações realizadas até o momento para que os avanços sigam sendo alcançados”, enfatizou o presidente do CME, Marco Vinícius Lopes.

O Plano Municipal de Educação é composto por 20 metas que norteiam os rumos da educação no município pelo período de dez anos, contados a partir de 2015, e abrangendo da Educação Infantil ao Ensino Superior. Daí a importância, a cada dois anos, de ele ser avaliado. “O plano tem uma boa dinâmica, com essa revisão a cada dois anos, e a contribuição da população é fundamental”, pontuou o vereador Valdemir Dias, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.