Na última quarta-feira, 20, representantes do poder público municipal e da sociedade civil se reuniram para realizar a segunda fase de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. O plano consiste em promover um planejamento das ações da Gestão Municipal, a fim de garantir o acesso à moradia digna para a população de baixa renda de Vitória da Conquista.

Segunda a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Regina Guimarães, essa etapa consiste no estudo de diagnóstico. “Neste momento, estamos fazendo uma análise dos dados coletados, que, mais tarde, serão importantes para o direcionamento das políticas públicas municipais de habitação popular”, explicou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, o documento resultante do PLHIS é fundamental para o planejamento do município, pois ele aponta soluções e indicativos para a questão habitacional. “A fase agora é a de conclusão do diagnóstico: verificar se os dados coletados da cidade correspondem com a realidade. É uma etapa trabalhosa, mas muito importante”, avaliou.

Também participaram da audiência representantes do Conselho Municipal de Habitação, do Sindicato da Construção Civil, da Caixa Econômica Federal, do Movimento dos Trabalhadores, entre outros segmentos.

O Plano – O projeto está sendo coordenado pelo Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos. A empresa, composta por profissionais com foco no desenvolvimento de projetos de gestão de políticas públicas, venceu o processo de licitação do Governo Municipal e será responsável pela elaboração do plano em Vitória da Conquista. A previsão de conclusão do plano é para o dia 26 de abril, em programação paralela à Conferência Municipal das Cidades.