Em comemoração da data 15 de maio, dia dedicado aos profissionais da assistência social, foi realizada na noite de quarta-feira, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública. O evento destacou aspectos importantes da profissão, como a questão salarial e a carga horária, além de propor uma reflexão sobre o trabalho dos assistentes sociais.

Representando a classe dos assistentes sociais , participaram da mesa de debates o assistente social da Promotoria Pública, Weber Filho, a assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Lacerda.

Proponente da audiência, o vereador Ricardo Babão falou da importância dos profissionais que trabalham para garantir políticas de direitos, diminuindo as disparidades sociais existentes no país e no município. O vereador ressaltou as ações do Governo Municipal na valorização do profissional que se empenha em trabalhar em favor do outro, oferecendo assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Representante do Grupo de Assistentes Sociais de Conquista e Região Sudoeste (Goscore), Lucimeire Passos declarou que o dia 15 de maio não é somente para homenagear os profissionais, mas para repensar como a sociedade enxerga o trabalho desenvolvido pelo assistente social.

O evento contou ainda com a participação de profissionais da área, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, além de vereadores e outros representantes do Governo Municipal. Ao final, os assistentes sociais foram homenageados com uma placa comemorativa.

Assistência Social – A profissão tem uma formação de cunho humanista, sem discriminação de qualquer natureza, comprometida com a liberdade e a democracia, desenvolvendo a capacidade de mobilização para interferir na organização social, garantindo direitos sociais amplos e universais.

Atuação – Hoje, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social dispõe de 31 assistentes sociais, distribuídos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Habitação Popular e Inclusão Social, todos trabalhando vinculados aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Por meio de equipe multiprofissional, os assistentes sociais buscam fortalecer os vínculos comunitários e familiar, bem como a autoestima e a autonomia dos usuários dos serviços do SUAS.