A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, neste momento, ainda não está sendo possível fazer a atualização dos dados de vacinação contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), pois o sistema federal ainda não foi restabelecido após o ataque de hackers, ocorrido na última semana.

O Ministério da Saúde informou em nota, no domingo (12), que todos os dados foram recuperados, mas a pasta ainda trabalha para restabelecer os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. No entanto, nenhum prazo para regularização foi informado.

Até que o acesso seja recuperado, o lançamento de dados continua suspenso e o cartão físico de vacinação pode ser utilizado como documento de comprovação de imunização, inclusive para viagens internacionais, conforme orientação do Ministério da Saúde, que enviou um comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil, informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 em formato digital.

A SMS pede, ainda, que as pessoas aguardem novas informações do Ministério da Saúde e não procurem, neste momento, o setor de Imunização para fazer a atualização.