Notícia Destaque
Postado em 13 de abril de 2015 as 14:00:51 e atualizado em 24 de abril de 2015 as 10:49:45
Equipamento será entregue na próxima quinta-feira, 16, às 16h, bem como a Unidade de Acolhimento Adulto que também integra o programa
Desde 2013, Vitória da Conquista integra o programa “Crack, é possível vencer”, que foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares. No município, o programa atua em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.
Por conta da atenção dada ao tema, Vitória da Conquista tornou-se referência na garantia de serviços voltados para a prevenção e tratamento da dependência química. Por isso, o município contará com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) que funcionará 24 horas e da Unidade de Acolhimento Adulto, a serem entregues na próxima quinta-feira, 16, às 16h, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A solenidade ocorrerá na Av. Espanha, nº 606, Candeias.
Sobre os equipamentos – O Caps AD III, além de oferecer atendimento à população usuária de álcool, crack e outras drogas, vai realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Além disso, atenderá os usuários em seus momentos de crises, oferecendo acolhimento noturno, com uma estrutura de 12 leitos e suporte de equipe de saúde 24h, incluindo feriados.
Para os pacientes que necessitam de acolhimento prolongado, o Caps contará com o suporte de uma Unidade de Acolhimento composta por 15 leitos, onde cada paciente deverá ficar por no máximo seis meses.
As duas novas estruturas estão preparadas para receberem homens e mulheres adultos e, eventualmente, adolescentes dentro das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).