Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 20 de dezembro de 2012 as 16:29:07 e atualizado em 22 de dezembro de 2012 as 15:44:54
Música, dramaturgia e cultura popular transformaram a Praça Barão do Rio Branco em um verdadeiro espetáculo de fé, criatividade e manifestações populares na quinta noite do Natal da Cidade de Vitória da Conquista. Esse foi o resultado das apresentações dos artistas conquistenses na noite dessa quarta-feira, 19.
A primeira atração a subir ao palco principal do Natal da Cidade foi o Terno de Reis Divino Espírito Santo, do povoado do Baixão. Em seguida foi a vez do Terno de Reis José da Paz, também do Baixão. Com cores vibrantes e adereços típicos, eles fizeram o público reviver e apreciar tradições enraizadas da cultura popular do Nordeste. “O reisado antes do Natal da Cidade praticamente não existia, ninguém conhecia. Agora não, ele não fica mais escondido e aparece para muita gente”, declarou a mestre do Terno de Reis do Divino Espírito Santo, Maria do Rosário.
A quinta noite do Natal da Cidade seguiu emocionando o público com a apresentação do musical “Em cantos de Natal”, um espetáculo do Coral Jovem Adventista Conquistense (CJAC), que mistura música e dramaturgia com texto do escritor Esechias Lima.
Composto por 78 membros, o coral possui cerca de vinte anos de história trazendo um repertório vivo repleto de atos e performances que faz relembrar a magia natalina. “O Natal da Cidade é uma iniciativa fantástica da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e para nós, do coral, é uma honra participar deste evento”, declarou o regente Vladimir Cangussú.
Em torno de 60 componentes do coral participaram da apresentação no Natal da Cidade. A professora Márcia Mendes foi até a Praça Barão do Rio Branco exclusivamente para assistir ao espetáculo. “Trouxe toda minha família para prestigiar o Coral que está se apresentando. Com certeza este é o melhor Natal de toda região”, enfatizou. “Estou gostando muito. É um Natal muito organizado e todas as atrações estão boas”, também opinou a aposentada Ginolina Leite.
Romantismo – Com 30 anos de carreira, nove cds gravados e canções que aliam romantismo ao lirismo, o cantor e compositor conquistense Evandro Correia também abrilhantou a noite dessa quarta-feira. Ele subiu ao palco apresentando o show “Seara Nordestina”, baseado nas canções do seu último álbum. Evandro também cantou músicas de sua autoria já conhecidas pelo público e canções inéditas em seu repertório como “Lua Bonita”, de Zé do Norte.
Segundo Evandro, cantar em solo conquistense tem um gosto diferenciado. “A responsabilidade de tocar na terra da gente é muito maior. Além disso, para mim é uma honra muito grande poder participar de um evento tão sério e de uma dimensão muito grande para a Bahia como o Natal da Cidade”, contou.
Fotos: SecomPMVC/Emanuel Nem Moraes