Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca a morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração foi oficializada pela presidente Dilma Rousseff em 2011, por meio da lei nº 12.519.

Entretanto, a data ainda não se enquadra na lista de feriados nacionais regulamentada pela Portaria n°595/2011. A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Em Vitória da Conquista, o funcionamento das atividades será mantido.

Ações afirmativas– A luta pela justiça social e pelo fim do racismo é uma bandeira que está sendo erguida com força em Vitória da Conquista. Isso acontece por meio de políticas e iniciativas que tornam o município inserido em um circuito de ações afirmativas.

Há um ano, por exemplo, a cidade instituiu o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Compir. O objetivo é a promoção de reuniões mensais com a discussão de pautas como, por exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, Vitória da Conquista conta hoje com 41 comunidades quilombolas identificadas, dentre as quais mais de 30 estão certificadas, ou em processo de certificação, pela Fundação Cultural Palmares.