A 12ª Semana de Museus traz como tema “Museus – coleções criam conexões” e está sendo realizada no período de 12 a 18 de maio. Vitória da Conquista participa da programação, com atividades culturais no Museu Literário Professora Amélia Barreto de Souza – Memorial Governador Régis Pacheco; no Museu Pedagógico da Uesb – Casa Padre Palmeira; e no Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henriqueta Prates.

Criada para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Semana Nacional de Museus sempre busca desenvolver uma programação especial com exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, por meio dos museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A 12ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram, reúne 1.337 entidades culturais que estarão realizando 4.268 atividades. As programações culturais servem para aproximar os museus da sociedade, tornam a cultura e os museus brasileiros conhecidos e reconhecidos no dia a dia das pessoas, ampliam a visitação a esses espaços, fortalecem sua imagem e legitimam seu papel para a sociedade.

O Memorial Governador Régis Pacheco está participando da 12ª Semana Nacional de Museus com a seguinte programação:

Dia 17 de maio – 16 horas

Restauração: arte e delicadeza – Homenagem ao pintor e restaurador Orlando Celino pela artista plástica Marisa Gusmão Correia.

Palestra: Histórias amorosas Auta Rosa – Saudades. Profa. Dra. Isabel Sampaio Lima (Ufba)

Caleidoscópio: Poesias de amor

Dia 18 de maio

Exposição: pinturas, fotografias, correspondências, cartões postais, bordados em enxovais e vestido de noivas.