A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou, neste mês de janeiro, a Operação Cata-Bagulho, que consiste em recolher objetos descartados pela população, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e outros itens de médio e grande porte que não costumam ser recolhidos pelos caminhões que fazem a coleta convencional do lixo no município. O retorno da iniciativa atende a centenas de pedidos feitos por moradores, que consideram o serviço de grande utilidade.

Um dos benefícios da Operação Cata-Bagulho é evitar que o descarte irregular de materiais em praças, terrenos e vias públicas provoque o acúmulo de lixo e o entupimento dos canais de drenagem, além de transtornos em períodos de chuvas, com enchentes e alagamentos nas ruas. A ação também contribui para a redução dos casos de dengue, chikungunya e zika, já que os objetos descartados de forma irregular favorecem os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Até o final deste mês, a operação estará concentrada no bairro Vila América. Assim que o trabalho for concluído, a equipe seguirá para os bairros Brasil, Henriqueta Prates e Recanto das Águas. “Alguns bairros têm uma demanda maior, outros têm uma demanda menor. O Vila América tem muita demanda”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha. Ele complementa: “É justamente para que as pessoas não façam esse descarte em terrenos baldios, canteiros de avenidas e praças públicas, principalmente agora que estamos no auge das arboviroses”.

Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e executada pela empresa Torre, a Operação Cata-Bagulho envolve mais de 20 servidores, entre agentes de limpeza e educadores ambientais. Além do caminhão coletor, o serviço dispõe de um carro de som para divulgá-lo previamente nos bairros. A expectativa da Sesep é de que a coleta, feita na modalidade “porta a porta”, recolha mais de 30 toneladas de objetos por mês. A programação prevê o atendimento de todos os bairros e localidades da zona rural.

População pode solicitar

Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento da Operação Cata-Bagulho no bairro onde mora. Basta entrar em contato com a Coordenação Municipal de Limpeza pelo telefone (77) 3420-7008.