Em comemoração ao Dia da Mulher, nesta terça-feira (8), a equipe da Unidade de Saúde da Família de São João da Vitória, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) e o Ministério das Mulheres, realizou uma programação especial para as mulheres da comunidade de Vereda do Progresso, com diversas atividades de promoção e incentivo à saúde.

As moradoras da região participaram de exercícios de prática corporal, roda de conversa sobre Violência contra Mulher, de palestra sobre prevenção e promoção da Saúde da Mulher, e direitos das mulheres. Também foram ofertados os serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatite B, avaliação antropométrica, consulta médica com avaliação e solicitação de mamografia, e agendamento de exame preventivo ginecológico.

A enfermeira da unidade e uma das organizadoras da ação, Leidiane Alves, ressaltou que as ações educativas são essenciais para a prevenção e promoção da saúde da comunidade. “Construir junto com elas esse momento de reflexão e de ações, permite-nos acreditar que as mulheres podem fazer a diferença nas suas vidas tornando-se protagonistas de sua história e empoderadas dos seus direitos”, pontuou a profissional.

No decorrer desse mês de campanha do Março Mulher, as equipes das unidades de saúde irão intensificar as ações voltadas para a saúde das mulheres, de acordo com as necessidades epidemiológicas de cada território. No dia 21 de março, haverá um seminário com o tema “Notificar é cuidar”, que será realizado no Auditório do Cemae para os profissionais da Atenção Básica.