A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu início nesta quarta-feira (13), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb, à preparação dos assistentes sociais, psicólogos e pedagogos recém-contratados, em caráter emergencial para atuar na escolas municipais. O trabalho dos profissionais começa segunda-feira (18), em apoio às ações do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar.

“Neste encontro, estamos informando e orientando esses profissionais para que eles conheçam como a Rede Municipal de Ensino é estruturada e funciona, para que saibam sobre as questões práticas do chamado ‘chão’ da escola e as suas atribuições para este momento de caráter emergencial”, explicou a psicóloga e integrante do Núcleo de Educação Especial da Smed, Marizete França.

Ela ressaltou que a parceria com a gestão escolar será essencial no trabalho que essa equipe multiprofissional vai desenvolver nas escolas.

A psicóloga Tamires Guedes, que atuará na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, avaliou como positiva a ação da Smed em formar os profissionais nas questões específicas da Rede Municipal de Ensino. “É muito importante porque alguns estão tendo esse contato com a psicologia voltada para a questão escolar agora. Então, esse momento serve como uma orientação para que possamos iniciar nosso trabalho e que vai nos ajudar bastante”, afirmou.

A atividade segue até a sexta-feira (15).