A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual, participa nesta sexta-feira, 7, do Seminário de Enfrentamento à Violência Contra o Segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em Salvador. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Segurança Pública (SSP), Relações Institucionais (Serin), Educação (SEC), Saúde (Sesab), Cultura (Secult), Planejamento (Seplan), além de organizações como o Fórum Baiano LGBT e universidades.

O seminário é fruto de articulações estabelecidas entre governo, entidades da sociedade civil e esferas acadêmicas, com o objetivo de nivelar o panorama das políticas para o público LGBT e construir estratégias destinadas à prevenção e enfrentamento ao problema da violência contra esse segmento. As discussões deverão contribuir para construção, execução e aprimoramento de iniciativas focadas na cidadania e afirmação dos direitos da população LGBT.

A assessoria participa do painel “Institucionalização de Políticas Públicas para a População LGBT” com uma exposição sobre as ações de Vitória da Conquista para esta área. “Mais uma vez, nossa cidade é referência nas ações municipais de enfrentamento à homofobia e ao preconceito por identidade de gênero. Nossas ações sempre são pautadas na parceria com os movimentos sociais, bem como na legitimidade dessa pauta nas ações governamentais”, conta Danillo Bittencourt, assessor especial de políticas públicas para Diversidade Sexual de Vitória da Conquista.

As atividades envolverão militantes de movimentos sociais, academia e servidores públicos. Ainda estão previstos painéis que tratam da prevenção à violência homofóbica, racista e sexista, da institucionalização de políticas para população LGBT e da participação social para efetivação dessas iniciativas.