Desenvolvimento Econômico
Postado em 6 de março de 2018 as 10:55:51
Teve início nesta segunda-feira (5), o projeto Arteterapia, uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) da Prefeitura Municipal. Com o intuito de desenvolver o equilíbrio emocional e o autoconhecimento e aumentar a qualidade de vida dos participantes, a oficina obteve mais de 30 inscritos que participarão do projeto ao longo de cinco encontros coletivos.
A psicóloga responsável, Jamília Brito, atua na área de psicologia organizacional no serviço de psicologia da Semtre. Ela explicou que em cada encontro é utilizada a abordagem da pintura e da escrita, numa perspectiva voltada à arteterapia, a fim de desenvolver habilidades e também de identificar dificuldades, além de desenvolver estratégias de enfrentamento para que o participante possa reconstruir sua própria história.
O projeto surgiu no ano passado a partir de uma demanda dos jovens que são atendidos pela Central de Interpretação de Libras (Cil). Segundo, Jamília, ele foi pensado inicialmente apenas para as pessoas surdas, e devido à sua boa aceitação passou a ser desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), onde também foi muito bem aceito e, agora, a participação foi aberta ao público em geral.
Romilda Alves dos Santos, 45 anos, é técnica em enfermagem e foi uma das participantes inscritas. Ela disse que ficou sabendo do projeto pelo site da Prefeitura, o qual acompanha sempre, e resolveu se inscrever. “Gosto muito de fazer artes manuais, já tive experiência na área. Além disso, eu busco uma maior interação e creio que o projeto só vai agregar mais”, afirmou. Ela ainda aprovou a iniciativa da Prefeitura e disse que é uma forma muito abrangente e viável para a população adquirir mais conhecimento.