Cultura
Postado em 12 de junho de 2025 as 14:52:15
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, uma reunião de alinhamento entre representantes de vários setores da Prefeitura para discutir a atuação de comerciantes e ambulantes no Arraiá da Conquista, que acontece no espaço de 20 a 24 de junho, e atender às determinações do Ministério Público no que diz respeito à segurança da festa.
Participaram da reunião, o procurador-geral do Município, Jônatan Meireles, o secretário chefe da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, além dos coordenadores municipais de Cultura, Alecxandre Magno, e os responsáveis por setores relacionados à fiscalização, como Posturas, Joelson Moreira, e Vigilância Sanitária, Maico Mares, entre outros servidores.
Entre as exigências do Ministério Público estão a permanência de uma ambulância avançada e uma básica dentro do Parque de Exposições, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e uma base externa do Samu 192, provavelmente na Secretaria Municipal de Educação. As ambulâncias do 192 não podem ficar dentro do parque, por conta também das demandas externas.
A manipulação dos alimentos e bebidas e o exame ASO também são exigidos. Para tanto, como acontece todos os anos, a Vigilância Sanitária já está ofertando o curso de manipulação de alimentos para todos os ambulantes que vão trabalhar no parque. O exame ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é obrigatório para todos os trabalhadores que manipulam alimentos, incluindo comerciantes de alimentos. Este exame visa garantir a saúde do trabalhador e a segurança dos alimentos.
Além desses, foi solicitada pelo MP a segurança privada, que será feita por uma empresa licitada pelo Município, com a disponibilidade de 60 agentes por dia, mais 90 da Guarda Municipal, além das polícias Militar e Civil.
E por fim, os laudos técnicos do Crea, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que serão enviados ao Ministério Público quando a estrutura estiver montada com as devidas adequações.
Uma nova reunião está programada para a próxima terça-feira (17), às 8h, no Parque de Exposições, dessa vez com a participação dos comerciantes aptos para atuar na área do Parque, para que as diretrizes sejam apresentadas.
“Foi uma reunião muito boa de alinhamento, com o propósito de apresentar e discutir o plano de segurança, de emergência, e ainda o funcionamento das barracas e atuação dos ambulantes para a garantia da segurança dos participantes e o bom andamento dos festejos. O Arraiá da Conquista terá toda a segurança necessária, como sempre acontece, por ser um compromisso do Governo Municipal com a população”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva.