Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 24 de junho de 2017 as 10:13:17
Prefeitura garantiu atrações nos 11 distritos de Vitória da Conquista
Ao preparar o projeto do Arraiá da Conquista, em 2017, a Prefeitura incluiu um atrativo a mais ao evento junino conquistense: atrações musicais patrocinadas pelo Governo Municipal nas programações juninas dos 11 distritos de Vitória da Conquista.
Dessa forma, o poder público municipal incrementa e dá força a uma tradição que se faz presente no interior do município de forma bem mais intensa do que na área urbana. No distrito de José Gonçalves, a pouco mais de 20 quilômetros do perímetro urbano, a festa de São João, que já era tradicional no lugar, ganhou mais força com a parceria firmada com a Prefeitura.
“A gente organiza todos os anos essa festa, junto com a comunidade. Nós fazemos bingos, essas coisas, para conseguir arrecadar dinheiro para fazer essa festa. Aí, este ano, a Prefeitura veio para somar”, observou, na noite de sexta-feira, 23, Alex Santiago, membro de uma comissão que inclui ainda Ernândia Soares, Lomanto Pereira e Jusciene Souza. O grupo organiza também as festas do réveillon e da padroeira do distrito, Nossa Senhora da Conceição, ambas realizadas em dezembro.
Além de ser um dos organizadores, Alex é também parte da programação artística da festa. Foi ele o primeiro artista a se apresentar na noite do dia 23, com um repertório de forró – tanto o tradicional quanto o “eletrônico” – que incluiu amostra de seu projeto musical “Big Love”, de um estilo que ele chama de “arrocha romântico”.
“Era difícil a gente conseguir um valor mais alto para contratar atrações mais caras. E, desta vez, a Prefeitura nos apoiou e temos mais chance de realizar melhor esta festa”, observou o artista.
‘Familiar, tranquilo’ – O Arraiá da Conquista deixou lotada a praça principal de José Gonçalves. O gari Ramon Amorim, 39 anos, foi à festa com um grupo de familiares, incluindo a esposa, Tânia, 33, e os dois filhos, Cauan, de um ano, e Tailan, de seis. “Estamos curtindo essa tradição e, graças a Deus, com o apoio da prefeitura municipal de Vitória da Conquista”, disse Ramon. “Os moradores e comerciantes de José Gonçalves, todo mundo dando aquele apoio para não deixar a tradição acabar”.
Embora estivesse lotada para os padrões do lugar, a praça, aparentemente, parecia não oferecer perigo a quem estivesse lá. “Aqui todo mundo se conhece. É tudo familiar, tudo tranquilo. Não tem perigo nenhum, não. Dá para trazer as crianças para se divertir um pouco”, assegurou Tânia.
‘Virou tradição’ – Para a dona de casa Marilene da silva, 31, que foi à festa ao lado do marido, Tiarles Lopes, 26 – o casal curtiu o forró junto com Ramon e Tânia, de quem são primos –, a consolidação da festa junina local, reforçada pelo apoio da Prefeitura, pode significar a garantia de uma forma de entretenimento para a população local. “Virou tradição o São João daqui. Aí, todo mundo, para não ir para longe, já traz sua família para se divertir aqui mesmo”, afirmou Marilene. “E, com atração a mais e com esse patrocínio da Prefeitura, melhor ainda. Espero que todo ano seja assim”.
‘Mais atrações, mais público, mais renda’ – Também parece ser essa a expectativa do comerciante José dos Santos, 48, que, embora more na área urbana de Vitória da Conquista, há cinco anos monta sua barraca de bebidas nas festas de José Gonçalves, onde trabalha ao lado da esposa, Joelma, 28. Ele acredita que, com o reforço do poder público municipal, a festa pode vir a ser mais lucrativa para os comerciantes que atuam por lá. “Isso traz mais atrações, e a gente ganha mais público. E aí, gera mais renda”, avaliou José.
Programação junina rural – Além de Alex Santiago, também se apresentaram na noite de sexta-feira, 23, Marquinos Novelli (ex-integrante da banda Rasta Chinela) e Nascentes do Forró. A festa junina de José Gonçalves segue até o domingo, 25, com uma programação que, além das atrações bancadas pela comissão organizadora, inclui Neto do Forró e George Musical – ambos contratados pela Prefeitura para compor a programação do Arraiá da Conquista em José Gonçalves.