O Arraíá da Conquista, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, também passou pelo povoado de Veredinha. Na noite desse sábado, 24, enquanto algumas crianças soltavam bombinhas próximas à fogueira, outras dançavam com seus pais. Jovens, adultos ou idosos, cada um formava seu par e foliavam no salão aberto para todos que queriam comemorar o São João. Mais cedo, os moradores também brincaram de quebra-bote.

 

O São João de Veredinha começou na sexta, 23, e vai até este domingo, 25; é assim há 32 anos. Só que este ano houve um diferencial: a Prefeitura aplicou recursos próprios na festa. “É com muita satisfação que a gente faz esse São João, apesar da dificuldade que tivemos no governo passado. Mas este ano facilitou bastante pra gente e fazemos com muito amor e alegria para nossa comunidade e o pessoal que nos prestigia”, declarou Cleber Ferraz, que está à frente da organização há 17 anos.

Zeu do trailer Altas Horas elogiou a festa e o apoio da Administração Municipal: “Aqui tudo é bom: várias atrações, música de primeira classe. Veredinha é o melhor São João daqui da região. Eu moro em Veredinha há 40 anos e esse está sendo o melhor São João com este apoio que essa nova gestão deu. Não tenho nem palavras pra dizer, mas foi ótimo. Temos muito que agradecer ao nosso prefeito”.

A senhora Sileide de Lima, com seus 67 anos de idade, falava com muita animação sobre o festejo local: “Pra mim tira em primeiro lugar de toda a vida”. Mas quando o trio Capu de Fusca subiu ao palco e testando o som gritou: “Vamos dançar forró, meu povo”; ela, interrompendo sua entrevista, respondeu: “Vamos meu filho”.

E assim aconteceu. Quando o teclado começou a ser tocado, imitando a sanfona, o povo caiu na dança e forrozearam até a madrugada de domingo. “É a terceira vez que tocamos aqui no São João e é sempre bom demais. Pessoal festeiro, dança muito e sabe curtir a festa”, afirmou o guitarrista e vocal do Capu de Fusca, Tarcisio Blaver.


Antes até das atrações da noite subirem ao palco, o estudante Washington da Silva, 16, já arrastava o pé no salão ouvindo o som mecânico. “Aqui é bom demais. É o maior São João da região. É um privilégio estar aqui. Gosto muito de dançar, não tem coisa melhor”, disse o jovem.

A Banda do Miúdo e o Forrozão da Arapuca, patrocinados pela Secretaria Municipal da Cultura, também se apresentaram nestes dias de festa na localidade. Outros 10 distritos fizeram parte da programação do Arraiá da Conquista.