Praça Nove de Novembro

Maio se despede já trazendo o gostinho dos festejos juninos. É que logo mais, no dia 10 de junho, uma das melhores épocas do ano se inicia em Vitória da Conquista, com o tradicional Arraiá da Conquista. Este ano, a festa promete trazer muito arrasta-pé e movimentar, como de costume, a praça Nove de Novembro e o comércio local. O São João é o segundo período do ano a alavancar as vendas, perdendo somente para o Natal. Na praça, a festa segue até o dia 29 de junho, com duas apresentações por noite.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, o movimento na economia regional, nesse período, é uma espécie de engrenagem que se inicia com a Expoconquista, a ser realizada de 5 a 9 de junho, e se estende até o Festival de Inverno, em agosto, tendo o São João, o Arraiá da Conquista, como mola propulsora. “Desde a culinária até as quadrilhas, dos arraiais públicos às festas privadas, nosso povo se diverte e consome, direta ou indiretamente, movimentando toda a indústria”, afirma.

Quem atesta sobre essa engrenagem é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, Marcio Pedro da Costa, o qual afirma que o São João, especialmente com a festa organizada pela Prefeitura, gera aumento de 20% a 30% nas vendas, com relação aos outros meses, e, este ano, é aguardado um aumento de 10%, com relação ao mesmo período do ano passado – de acordo com o Conselho Nacional do Comércio (CNC).

“Com certeza, a festa agrega muito à nossa cidade que tem aquela tradição, quando os familiares, pessoas até de outros estados, voltam para cá nessa ocasião de férias e aproveita a oportunidade para confraternizar nas festas, trazendo desenvolvimento e muitas vendas para o município e região”, disse.

E para atender todo esse público, além de um cronograma especial com horário estendido de funcionamento do comércio, montado pela CDL, as lojas estão contratando mão de obra extra para atender a demanda. Segundo o presidente da CDL, a expectativa é que sejam geradas 500 novas vagas de trabalho temporário – que podem se converter em efetivos em mais de 20% dos casos. Confira aqui o horário especial do comércio.

“Alta expectativa”

Rosana Cruz é uma das comerciantes do município que está com a expectativa bastante alta com relação às vendas de São João. Atuando em uma loja localizada exatamente na Praça da Nove de Novembro, há três anos, ela contou que os festejos juninos atraem muitos clientes de fora da cidade já comuns nessa época. “Estamos bem ansiosos esperando o São João porque a gente recebe mais pessoas na loja e, com isso, realizamos mais vendas. Temos clientes que moram na região e, todo ano, a gente sabe que eles vêm comprar conosco. Além disso, a festa aqui na praça anima bastante, chama atenção para as lojas”, disse.

Sentimento que é compartilhado com seu Gilvan Oliveira, que tem uma barraca montada na praça e vende artigos para o inverno, como luvas, gorros, bonés e cachecol. “A gente espera que as vendas este ano sejam ainda melhores do que as do ano passado. A comemoração do São João aqui perto da gente ajuda bastante porque todo mundo sai ganhando, tanto o ambulante quanto o lojista, até mesmo quem vende alimentos e outros”, disse.

Arraiá da Conquista 2024 – A preparação da festa deste ano está a todo vapor. Diversos pontos da cidade já estão recebendo as bandeirolas e ornamentos de São João, especialmente os locais que receberão os shows.

De acordo com o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, a expectativa é de que o festejo seja um grande sucesso como foi no ano passado. A novidade de 2024 é a Vila Junina na Lagoa das Bateias, com apresentação de trios locais de forró pé-de-serra, de 14 a 29 de junho, nas sextas-feiras e sábados.

No Centro Cultural Glauber Rocha, a festa acontece de 18 a 22 de junho. Neste espaço, a grade do placo principal é composta por nomes como Nadson Ferinha, Elba Ramalho, Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Chambinho, Frank Aguiar, Liv Moraes, Nando Cordel, Larissa Gomes, Robertinha e Rony Barbosa, além das atrações locais.

Já na zona rural, o festejo acontece nos 11 distritos, nos dias 23 e 24 de junho.