Maria Linda acredita que essa será uma das melhores edições da festa

Festa promovida pela Prefeitura reforça a renda de pequenos empreendedores

Além de enaltecer a cultura nordestina com os shows de forró dos artistas regionais, o Arraiá da Conquista, promovido pela Prefeitura , aquece a economia local. No Centro Glauber Rocha, pequenos empreendedores têm a oportunidade de incrementar a renda durante os festejos juninos.

É o caso da comerciante Maria Linda Reis, que montou sua barraca de acarajé no Glauber Rocha e vê com otimismo as vendas deste ano. Inclusive, para conquistar uma clientela ainda maior, o cardápio abriu espaço para o amendoim, o quentão e os caldos.

“De todas as festas de São João que já tiveram aqui, estou apostando nesta. E as expectativas são as melhores. Já no primeiro dia deu muita gente e as vendas foram boas. É muito bom que esse espaço seja usado para eventos como estes porque é uma forma de ganharmos um extra. Espero ter bons resultados ao final”, conta.

Além de cachorro-quente, Vanusa também está comercializando comidas típicas da época

Quem também comemora esses primeiros dias de venda é Vanusa Rocha. Ela já participou de outras edições, mas acredita que esta será a melhor. “A primeira noite foi ‘estourada’; as vendas, muito boas e eu espero que continue assim. O espaço é maravilhoso, tem esse toldo para nos proteger. É uma comodidade pra gente”, destacou.

Ao todo, são 59 pontos, onde os visitantes podem encontrar comidas e bebidas típicas das festas de São João, como amendoim e quentão, além de outras iguarias, como cachorro-quente, pipoca e acarajé. Os empreendedores da Economia Solidária também têm espaço garantido na festa. Para eles, foram disponibilizados 25 pontos.

Dona Jovenilda diz que o Arraiá vem somar as feiras realizadas ao longo do ano

Em um deles, dona Jovenilda Jardim vende espetinhos de carne, grego e cachorro-quente. Há 10 anos integrando o Grupo de Economia Solidária (GEP), ela afirma que o espaço no Glauber Rocha, assim como as feiras durante o ano, são oportunidades de incrementar a renda. “O primeiro dia foi muito bom! Por isso, espero que os próximos sejam ainda melhores”, disse.

Desde que assumiu a Prefeitura, a atual gestão tem dedicado atenção à geração de renda desses pequenos empreendedores nesses eventos, como destaca a coordenadora Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio, Lu Macário. Tanto é assim que, este ano, foi acrescentado um dia a mais na grade.

“Pra gente, o balanço é mais do que positivo. Desde 2017, o Arraiá da Conquista é um evento que faz a economia girar para o pequeno empreendedor ao gerar emprego e renda, não só aqui no Glauber, mas também na Nove de Novembro, fomenta o comércio, alegra a cidade e mantém a tradição dos festejos juninos”, comentou a coordenadora.