A Arena Multesportes já passou por várias cidades do interior baiano, como Juazeiro, Lauro de Freitas, Caravelas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, além de praças em Salvador. Hoje, a vez é de Vitória da Conquista. O projeto começou na tarde desta quinta-feira, 24, e segue até esse domingo, 27, na Praça Martin Luther King Júnior, beneficiando os bairros Kadija e Patagônia.

Crianças e adolescentes da região – e, especialmente, o público atendido pelas escolas municipais Iza Medeiros (Kadija) e Milton Santos (Patagônia) – estão tendo acesso alazer, cultura e informação, além deuma grande variedade de opções de esportes. O espaço foi beneficiado com arenas esportivas, de HipHop, equipamentos para esportes radicais e de aventura, praça de alimentação e salas para recreação. O evento proporciona ainda seminários, palestras e atividades de inclusão digital.

Jorge Reis, presidente da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera)

Para o presidente da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera), Jorge Reis, o projeto é emocionante. “Há vinte e sete anos eu trabalho com eventos esportivos, mas este é o que eu mais gosto, pela possibilidade de ver a satisfação das crianças e da comunidade tendo acesso a atividades que nunca viram. Durante a realização do projeto, atendemos em média 15 mil pessoas e isso para mim é muito gratificante”, explicou.

Danilo Kiribamba, gerente municipal de Esporte e Lazer

Trata-se de um projeto itinerante patrocinado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa). A iniciativa é uma realização da Federação Baiana de Desporto de Participação, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera), além, do apoio local da Prefeitura de Vitória da Conquista. “Quero parabenizar os governos Estadual e Municipal por estarem unidos no desenvolvimento de atividades tão importantes para a juventude do nosso município”, afirmou o gerente municipal de Esporte e Lazer, Danilo Kiribamba.

Fábio Leite, professor de Educação Física

O professor de Educação Física da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Fábio Leite, fez questão de levar seus alunos para participarem das atividades. “Este projeto é um grande aprendizado, porque proporciona o contato direto dos estudantes com diversas modalidades esportivas que, na maioria das vezes, não temos como trabalhar nas escolas. Como professor eu gostei muito da proposta e acredito que os alunos também”.

Manoel Felipe, 11 anos

Com apenas 11 anos de idade, Manoel Felipe demonstra muita habilidade com o skate. Para ele, o Arena Multesportes é uma oportunidade de praticar o esporte com a companhia de outras pessoas. “Esse espaço é muito legal. Estou me divertindo bastante com o skate que é um dos meus esportes favoritos”, disse.

[nggallery id=88]