O aplicativo do Programa Identidade Jovem, que oferece aos jovens benefícios voltados à inclusão social e produtiva, foi reformulado.

Com a reformulação, além da emissão de documento, os usuários agora também têm acesso a novidades referentes à inclusão, como cursos de capacitação e de incentivos a novos negócios.

Além disso, a nova tela inicial traz acesso em tempo real a destaques. Agora, existe a possibilidade de inserção de foto e também a opção de armazenamento de mais de uma carteirinha.

A nova versão apresenta novos cursos e questões do Enem, além de canais de denúncia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH): Disque 100 e Ligue 180.

O ID jovem garante aos jovens de 15 até 29 anos benefícios como, acesso a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, isenção da taxa para emissão da carteira estudantil e meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como jogos, museus, shows e cinema.

Para ter acesso ao benefício é necessário ter entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único Federal com informações atualizadas há pelo menos 24 meses e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Não é preciso ser estudante para fazer uso do benefício.

O aplicativo está disponível para Android e IOS e a emissão pode ser feita também pelo site do ID jovem, idjovem.juventude.gov.br.