Facilitar e ampliar o acesso de mais de 18 mil alunos e professores do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino ao conteúdo da plataforma de estudo remoto. Estes são os objetivos do aplicativo ConquistaApp, desenvolvido e lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Para alcançá-los, o aplicativo utilizará os chamados dados patrocinados, ou seja, dados gratuitos para o consumidor. Isso quer dizer que, após baixar o ConquistaApp na loja de aplicativos do Google, os pais, alunos ou professores não precisarão ter crédito ou internet de dados móveis no celular para acessá-lo. Basta ter cobertura de área no smartphone e estar logado no aplicativo.

“Assim, o aplicativo vai promover uma maior abrangência dos envolvidos no processo educacional, pois famílias que não têm internet ou, até mesmo, condições financeiras para adquirir pacotes de dados vão conseguir acompanhar as atividades da plataforma, e avançaremos ainda mais, como orientou a prefeita Sheila Lemos”, destacou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.

O aplicativo já foi registrado na loja do Google e aguarda apenas a publicação para que esteja disponível para ser baixado, o que deve ocorrer nesta semana. Para acessá-lo, o professor ou aluno deve digitar o número de matrícula e, no caso do professor, além da matrícula, a senha informada pela Secretaria. No aplicativo, todas as atividades da plataforma serão disponibilizadas e poderão ser baixadas pelo aluno e acompanhadas pelo professor.

Parceria de resultado – A criação do aplicativo com os dados patrocinados foi possível graças à indicação do programa Educar pra Valer (Sobral – CE) para que Vitória da Conquista fizesse parte do projeto Dados Patrocinados. Segundo o programa, a indicação se deu pelo trabalho realizado pela Smed neste período de pandemia, com a criação da plataforma de estudo remoto e a continuidade do trabalho na Rede.

“Buscamos encontrar dentro dos municípios com os quais temos convênio aqueles que pudessem fazer bom uso dessa possibilidade e que se adaptassem para conseguir um desenvolvimento de um aplicativo num curto prazo. E acredito que a indicação de Conquista foi muito pertinente, pois o município é muito organizado, tem compromisso com o que faz e é exemplo de engajamento e empenho nas ações educacionais”, explicou o coordenador de projetos do Educar pra Valer, Ailton Galvão.

Os dados estão sendo patrocinados pela empresa Sincroniza Educação, responsável também pelo suporte e apoio técnico e pedagógico.