Em menos de 15 dias após ter dado entrada ao processo de emissão do seu alvará sanitário pelo portal Tudo Fácil, Geraldo Júnior, diretor da Distribuidora Mongoiós, recebeu a cópia física da liberação pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do funcionamento de seu empreendimento.

Desde o mês de agosto o portal Tudo Fácil vem ajudando a desburocratizar e facilitar o acesso aos pedidos de alvarás e licenças de diversos setores da Prefeitura, que agora podem ser feitos de forma on-line.

Na Visa, um processo de liberação de alvará, como o solicitado por Geraldo, demoraria cerca de 30 dias até que fosse entregue, necessitando de atendimento presencial no setor, para entrega de cópia física de vários documentos. “Para mim o Tudo Fácil foi uma surpresa muito bacana, com um sistema muito ágil e prático, onde você faz a solicitação, já envia a documentação on-line e acompanha o andamento. Foi rápido, os prazos foram cumpridos e em menos de 15 dias o meu processo foi finalizado”, contou o empreendedor.

De acordo com o coordenador da Visa, Maico Mares, o serviço de liberação de alvará sanitário pelo Tudo Fácil está disponível para os estabelecimentos de médio e baixo risco, como academias, restaurantes, bares, óticas, comércio varejista de produtos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal. Alguns ajustes estão sendo feitos no sistema para que tudo fique ainda mais prático.

“O Tudo Fácil veio justamente para fazer jus ao nome. Nós já sentimos o quanto ele é útil e isso vem facilitando tanto a vida do regulado, quanto como o nosso trabalho aqui na Vigilância Sanitária e demais setores. A pessoa não precisa mais vir na Vigilância, evitar ficar carregando papel e aquele monte de documentos. É menos tempo gasto e muito mais flexível”, explicou Maico.

No portal é possível fazer a solicitação do alvará seguindo o passo a passo com o cadastramento, inserindo os dados, localização, checklist dos documentos que precisam ser digitalizados e postados no sistema. Depois de finalizado o processo, a Vigilância Sanitária entra em contato para que o solicitante retire o Alvará Sanitário no setor.

Para acessar o Tudo Fácil, clique aqui.