Alunos de cursos do Serviço Nacional do Comércio (Senac) participaram, na manhã desta sexta-feira, 15, de uma atividade educativa. A programação é uma iniciativa do Arquivo Público Municipal e tem como objetivo apresentar o trabalho e a importância do órgão, além de tratar de temas relacionados à memória e identidade.

Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo sobre a organização do acervo e de conhecer o espaço, inclusive a exposição fotográfica “Obras públicas trabalhadores anônimos: construção civil da década de 1970 até 1990”. Na ocasião, o diretor-técnico do Arquivo Público, Afonso Silvestre, informou que serão ministrados, em parceria com universidades, cursos para historiadores abordando temas ligados a gestão de arquivos.

O coordenador do Arquivo Público Municipal, Rivaldo Gusmão, destacou a relevância do órgão para a cidade: “o Arquivo Municipal tem grande importância no cenário municipal, pois além de guardar a memória histórica de Vitória da Conquista, também custodia todos os documentos da administração pública”.

Os alunos do Senac aprovaram a atividade. Para a estudante Amanda Rocha, do curso de Recepcionista, os conhecimentos adquiridos tem importância além do campo profissional. “Conhecer esse lugar de memória e a forma como elas são guardadas nos leva a pensar sobre a importância das mesmas para a nossa vida como moradores dessa cidade”.

O Arquivo Público funciona, desde fevereiro, na Avenida Juracy Magalhães, nº 145, bairro Felícia. Nele estão disponíveis para consulta cerca de 500 livros de registro com demandas administrativas da Prefeitura e da Câmara Municipal. O espaço conta ainda com fotografias e quadros de negativos, além de mapas e plantas de construção civil. Também há cartazes de eventos – inclusive um da primeira micareta realizada em Vitória da Conquista, em 1989. Edições dos inúmeros jornais que existiram na cidade, desde o início do século XX, também podem ser encontrados.