As aulas dos cursos profissionalizantes começam na quarta-feira, 19

A temporada 2014 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já começou para cerca de 500 cidadãos que, durante os próximos três meses, participarão de cursos de educação profissional e tecnológica, cuja carga horária varia entre 200 e 300 horas. A primeira atividade, realizada na tarde desta segunda-feira, 17, foi uma aula inaugural no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), em que os alunos foram apresentados às regras e ao funcionamento do programa.

Em virtude das dimensões do público atendido, a programação da tarde de segunda foi somente a primeira etapa, da qual participaram os alunos dos cursos de cuidador de idosos, porteiro e vigia, maquiador e garçom. As atividades prosseguem na manhã de terça, às 8h, com a presença dos que se matricularam nos cursos de almoxarife, operador de supermercado, salgadeiro e depilador. À tarde, a partir das 14h, será a vez dos que optaram pelas vagas de auxiliar de tesouraria, promotor de vendas e manicure. As aulas de fato terão início na próxima quarta, 19.

Maria das Graças: “Quero me especializar mais”

‘Aprender bastante’ – Como o Pronatec atua em estreita parceria com as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a maioria dos participantes dos cursos é inscrita nesses serviços. A exemplo da manicure Maria das Graças de Oliveira, que mora no loteamento Panorama II, localidade atendida pelo Cras VI. Ela se interessou pelo curso de cuidador de idosos, atividade com a qual já tem certa familiaridade. “Já cuidei de idosos durante a minha época de adolescência, até os dezoito anos. De lá para cá, sempre acontece de eu tomar conta de alguém idoso. Vim fazer o curso para me especializar mais, aprender mais”, explicou.

Maria das Graças já conhece de longa data a eficácia do Pronatec. Tempos atrás, ela concluiu outro curso, o de manicure. Desde então, passou a prestar esse serviço em domicílio, além de ter conseguido emprego num salão de beleza. “De lá para cá, não fiquei parada”, contou. “Até hoje me serve. Graças a esse curso, eu pago minhas contas e compro o material escolar para meus filhos”.

Bruno Pontes: “Espero me qualificar e aprender bastante”

Qualificar-se profissionalmente foi o objetivo de Bruno Pontes, 19 anos, quando decidiu matricular-se no curso de garçom. Ele já havia trabalhado no ramo, num restaurante. Após ver que a vaga havia sido disponibilizada, por meio do site da Prefeitura Municipal, ele resolveu tentar. “Espero pode me qualificar e aprender bastante”, afirmou, durante a aula inaugural.

Kelly Barreto: “As pessoas começam a ter outra visão de mundo”

‘Nova perspectiva’ – Durante o ano de 2013, aproximadamente 2.300 pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo Pronatec. A expectativa para 2014 é dobrar esse número, chegando a disponibilizar 5 mil vagas. Totalmente gratuitos, os cursos são oferecidos por meio de parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). Além disso, o Pronatec conta com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho).

Os beneficiários de todo esse trabalho, em sua maioria, são pessoas em situação de vulnerabilidade social, às quais o programa tem acesso por intermédio do Cras. “Ao fazer esses cursos, as pessoas começam a ter uma outra visão de mundo”, observa a coordenadora do Pronatec, Kelly Barreto. “Elas começam a ter uma perspectiva melhor e a se desenvolver. E, a partir daí, elas buscam se inserir no mercado de trabalho”.