A aula inaugural foi realizada na noite da última segunda-feira, 7, no auditório do Colégio Estadual Abdias Menezes

Aproximadamente 190 alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participaram de uma aula inaugural dos cursos que serão ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). A aula foi realizada na noite dessa segunda-feira, 7, no auditório do Colégio Estadual Abdias Menezes. Na ocasião, foram apresentadas aos alunos as regras e o funcionamento do programa.

A aula marcou o início dos cursos de Formação Inicial e Continuada de auxiliar administrativo, eletricista de automóveis, recepcionista na área de saúde, introdução à interpretação em língua brasileira de sinais e higienista de serviços de saúde. As capacitações terão duração de três meses. A carga horária varia entre 200 e 240 horas.

Avanços – Só em 2013, cerca de 2.300 pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo Pronatec. A expectativa para este ano é dobrar esse número, chegando a disponibilizar em torno de 5 mil vagas. Os cursos são gratuitos e os alunos inscritos recebem auxílio-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático.

Além do Ifba, as aulas são oferecidas por meio de parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos são oferecidos para pessoas a partir dos 16 anos.