Durante o encontro, eles compartilharam experiências e reforçaram a importância do programa

Alunos do ProJovem Urbano participaram de uma atividade especial na noite dessa quinta-feira, 29, no Núcleo da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa. Com o objetivo de reforçar o interesse dos estudantes pelo programa, foram apresentados vídeos abordando o programa em outras localidades do Brasil e depoimentos de ex-alunos dos núcleos conquistenses.

Segundo a coordenadora municipal do Projovem Urbano, Karina Meira, o programa possui uma metodologia diferenciada para despertar o interesse dos alunos. “A nossa prática pedagógica é bem interativa e dinâmica justamente por se tratar de jovens que deixaram de estudar há muito tempo e retornaram por meio do programa. Este ano, criamos a Sala de Acolhimento para aqueles alunos que são pais e mães deixarem seus filhos enquanto estudam. Assim, eles podem assistir às aulas tranquilos porque sabem que seus filhos estão sendo cuidados por educadoras”, explicou.

“O programa é uma oportunidade para que os alunos, com a elevação da escolaridade e os cursos de formação profissionalizante, possam estar mais preparados para o mercado de trabalho. Com as atividades, queremos que eles compreendam a importância do programa”, disse o professor orientador de Matemática, Tiago Paiva.

Experiências– Durante a atividade, olhares atentos acompanhavam os depoimentos. Verônica Oliveira, 31 anos, é mãe de dois filhos e foi da primeira turma do Projovem Urbano, iniciada em 2008. Para ela, a sua vida ganhou rumos bem diferentes, que nunca imaginou. “Eu tenho muito a agradecer pela oportunidade de estudar no Projovem. Tive muitas dificuldades, mas foi maravilhoso porque consegui terminar meus estudos. Hoje, sou encarregada de turma em uma loja e, semana que vem, assumirei o cargo de supervisora, graças ao curso de administração básica que fiz no programa. Além de tudo, estou tirando minha habilitação de carro e moto. Nada disso seria possível sem o estudo”, relatou.

Para Silvana Bertolo, 21 anos, que tem um filho de 5 anos, não foi diferente. A ex-aluna chegou a desistir do programa, mas retornou, e essa atitude mudou sua vida. “No começo eu não gostava do programa, mas com o passar do tempo comecei a ter interesse pelas coisas que eu não sabia. Conheci pessoas que me falaram sobre a importância dos estudos na minha vida. Terminei o Projovem em 2011 e, hoje, estou no Curso Técnico de Enfermagem. Se não fosse o programa, acho que não estaria aqui. Quero evoluir muito mais e depois do curso vou fazer vestibular”, afirmou.

ProJovem Urbano– O programa é resultado de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Vitória da Conquista. Destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho. A carga horária do programa é de 2.000 horas, a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos.

Em Vitória da Conquista, o ProJovem Urbano é desenvolvido desde 2008 e já atendeu mais de 2 mil jovens. Em 2012, o programa passou a ser gerido pela Secretaria Municipal de Educação conforme determinação do Ministério da Educação/MEC.