Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 30 de março de 2015 as 15:00:50
Na manhã da última sexta-feira, 27, alunos do Programa Segundo Tempo do núcleo localizado no bairro Urbis VI receberam a comitiva do Instituto Bola pra Frente e o representante da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Sacha Bauer. A comitiva visitou Vitória da Conquista para monitorar os resultados da capacitação de treinadores, realizada em 2014.
No ano passado, o Instituto Bola pra Frente, em parceria com a GIZ, realizou um curso para treinadores de projetos sociais relacionados ao futebol. Durante a capacitação, cinco treinadores conquistenses participaram das atividades, que envolviam o aprendizado de novas metodologias para o ensino do esporte.
O coordenador do Programa Segundo Tempo da Urbis VI, Thiago Bahia de Figueiredo, explicou a importância de programas sociais que reforçam a importância da prática de esportes. “Esse projeto ajuda a difundir valores positivos nos jovens. As atividades não seguem a lógica da competição ou da disputa, e sim a da solidariedade e da integração”.
O aluno do Programa Segundo Tempo, Ezequiel Lima Santos, contou que a participação no programa proporcionou mudanças em sua vida. “Melhorou muito. Hoje sou mais alegre porque eu aprendo muito todos os dias. O mais importante é que aprendi a ajudar o próximo”, contou.
O treinador alemão Sascha Bauer destacou que o objetivo do programa é evitar que crianças e adolescentes se exponham a situações de risco social. “Fizemos formação com muitos professores e treinadores com o objetivo de contribuir e melhorar um pouco a realidade e a vida dessas crianças. E acredito que o programa Segundo Tempo cumpre esse papel, porque é uma atividade fora da escola e ocupa as crianças com algo saudável”.
Segundo Tempo – O programa Segundo Tempo é realizado por meio de um convênio firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura. Em Vitória da Conquista, graças a essa iniciativa, mais de 4 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos desenvolvem, pelo menos três vezes por semana, atividades esportivas no horário oposto ao de suas aulas regulares.