Estudantes da rede municipal de ensino que integram as atividades do Projeto Escola Mais participaram no último final de semana do XIV Memorial Dário Ciacci, realizado pelo Clube Conquistense de Xadrez, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Todos os seis participantes foram premiados na competição, tendo destaque a aluna da Escola Municipal Maria Santana, do Loteamento Coveima I, Emanuelle Alves, que foi campeã feminina e sub-12.

Marcelo e Emanuelle

A menina, considerada um prodígio, só tem 9 anos e venceu os nove torneios do qual participou. Atualmente, Emanuelle é campeã feminina de xadrez da cidade. O professor de xadrez e também competidor, Vinicius Lacerda, falou com orgulho dos resultados obtidos por seus discípulos: “Eles concorrem de igual para igual com xadrezistas veteranos da cidade e região, a exemplo de Emanuelle, que venceu uma partida disputada com um professor universitário”.

Nos dias 9 de 10 de novembro, os professores de xadrez do Escola Mais, Emanuelle e Marcelo Teófilo, que sagrou-se campeão sub-12 nesse domingo, 27, estarão em Salvador participando da XX Copa Sigma de Xadrez, realizada pela Federação Baiana. “É a primeira vez que os educandos participam de um evento estadual e nosso desejo é que eles participem também do sul-americano que vai ser realizado em dezembro na Bolívia”, revelou o professor que ainda agradeceu: “Somos gratos pela ajuda com transporte e alimentação por parte do Governo Municipal, que tem percebido a importância desse projeto no desenvolvimento desses alunos”, comentou.

Vinícius Lacerda

Os integrantes da Escola Mais são inscritos na Federação Brasileira de Xadrez e estão no rating da cidade. Por meio do esporte, os meninos aprendem noções de autonomia e superação, participando durante todo o ano de competições nas escolas municipais. No início do mês, por exemplo, ocorreu a terceira edição do torneio individual na Escola Maria Santana. Mais de 100 pessoas entre alunos de escolas públicas e privadas participaram do evento. Já no fim de novembro, será realizada a segunda edição do torneio por equipe no Centro Educacional Prof. Paulo Freire.

Veja a classificação do XIV Memorial Dário Ciacci:
Campeã feminino: Emanuelle Alves/Vice-feminino: Kelle Santos

Campeão sub-16: Matheus Barreto/Vice: Daniel Cruz

Campeão sub 12: Marcelo Teófilo/ Vice: Wellington Santos