Nesta sexta-feira (19), a Coordenação de Alimentação Escolar recebeu a visita de estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo foi conhecer, na prática, a execução do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde o processo licitatório até o recebimento e distribuição dos alimentos nas unidades de ensino.

Para a aluna do 7º semestre, Camila Oliveira Nogueira, a visita ao Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Vitória da Conquista foi de extrema importância como futura profissional da nutrição. “Nós sempre temos acesso à parte teórica da alimentação escolar, do PNAE e da legislação, do controle de custos, controle de qualidade, da questão da educação alimentar nutricional, entre outros, mas a visita possibilitou essa proximidade da realidade que nós viveremos futuramente”.

Ela ainda parabenizou o Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). “É um trabalho inspirador, que merece os parabéns, porque exige muita organização, muito controle e é desafiador. Foi enriquecedor e eu espero que outros alunos consigam ter a mesma oportunidade de vivenciar esse tipo de visita”.

Também aluna do 7º sementre, Juliana Monteiro Andrade classificou como uma experiência incrível. “Na teoria, em sala de aula, nós já aprendemos muita coisa sobre a atuação do nutricionista nessa área, mas ter essa experiência de como é a vivência dessas profissionais na prática foi uma experiência maravilhosa”. Elogiou a recepção da equipe da alimentação escolar. “Foi uma visita que abriu muito a nossa mente para a nova área de atuação, que fica um pouco negligenciada até às vezes na vida acadêmica, mas que é um campo interessantíssimo e muito rico de atuação”.

A professora Mariana Silva Bezerra agradeceu a receptividade. “Os alunos ficaram encantados. Eles participaram bastante. Por conhecer já a turma, eu vi que eles se empolgaram realmente com o trabalho desenvolvido por vocês e foi muito bacana mesmo, o setor muito organizado. Parabéns pelas atividades que vocês desenvolvem. É muito bom ver o programa sendo executado com tanta dedicação, da forma que vocês fazem”.