Criado desde 2012 no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, em Bate-Pé, o cineclube tem contribuído para a aprendizagem de valores sociais e estéticos, por meio da exibição de diferentes filmes aos alunos do 6º ao 9º. As atividades deste ano tiveram início na manhã de sexta-feira, 26.

Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva, o secretário municipal de Educação

O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva, fez questão de estar presente na abertura das atividades do cineclube e aproveitou a oportunidade para parabenizar a ação. “É uma iniciativa pioneira em Bate-Pé, que tem se expandido para outras escolas da zona rural do município. Enquanto parte do Governo, temos o compromisso de lutar para que o cinema na escola se transforme em política pública e o município seja referência por este trabalho”.

Davino nascimento, professor de Língua Portuguesa

A proposta do cineclube em Bate-Pé é ir além da tela, criando um novo espaço de produção de conhecimento crítico, através de discussões e reflexões sobre bons filmes que despertem em cada aluno uma sensibilidade única. “O cineclube colabora para a formação dos alunos, ajudando-os a aprimorar seus conhecimentos sobre o cinema. Não é uma tarefa fácil, exige muito empenho e apoio de toda a escola, mas é gratificante e muito enriquecedora”, afirmou o professor de Língua Portuguesa, Davino Nascimento.

Ana Maria Rocha, professora de História

O projeto de cinema tem despertado bastante o interesse dos alunos e incentivado a produção cinematográfica. “Ao assistir aos filmes e fazer as atividades, eles vão adquirindo certa sensibilidade e um olhar crítico e reflexivo que os leva a buscar algo para a vida. Além disso, esse projeto conseguiu estreitar os laços entre nós, professores, e os alunos”, explicou a professora de História, Ana Maria Rocha.

As atividades do cineclube vão auxiliar os alunos nas produções audiovisuais para a V Edição do Festival de Cinema Estudantil de Bate-Pé, que desde que foi organizado pela primeira vez, em 2009, estabelece o cinema como um instrumento de debate e reflexão para a formação de crianças e adolescentes.