Cerca de 180 alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta segunda-feira, 21, do primeiro encontro do Projeto Líder Consciente. Ligado à Secretaria Municipal de Educação (Smed), o projeto pioneiro visa criar mais um elo de comunicação entre estudantes e Administração Municipal.

“A ideia é que, por meio de uma plataforma virtual, os alunos eleitos como representantes de turma possam ter acesso a mais uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento do seu papel como líder”, explicou a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Rita Garcez.

Além de possibilitar a formação da consciência política, o compromisso com a cidadania e a participação efetiva desses estudantes, os líderes e vice-líderes serão incentivados a planejar ações em suas escolas que envolvam os outros estudantes.

Assistente Social do Núcleo de Inclusão da Smed, Adelmita Oliveira, lembrou que o restante do treinamento será realizado na plataforma. “O mundo virtual é uma realidade em nossas escolas. Por meio dessa plataforma apresentada hoje, estes alunos terão acesso a uma série de conteúdos em vários formatos, inclusive vídeos e questionários”, completou.

Eleita pela primeira vez como líder de turma, a estudante Juliana dos Santos, tem expectativas positivas em relação ao projeto. “Estou gostando muito desse curso e acho que vai ser bem legal aprender, levar o que aprendi para meus colegas e trabalharmos juntos para melhorarmos nossas escolas”, concluiu.