Educação
Postado em 16 de março de 2018 as 10:00:08
Cerca de 200 alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo participaram do Projeto Eleitor do Futuro, nesta quinta-feira (15). A iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é executada na Bahia por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e tem como objetivo promover a formação cultural e cívica de jovens entre 10 e 15 anos, fortalecendo relações.
Além de assistir a uma palestra com o tema “Cidadania e importância do voto”, os estudantes receberam orientações sobre o processo eleitoral e participaram de uma simulação das eleições. “Essa é a segunda vez que a Rede Municipal de Ensino tem o privilégio de receber o programa, que contribui, entre outras coisas, com o debate e a conscientização acerca do ato de votar”, declarou a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Dilvane Chagas.
Segundo o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que esteve presente nas atividades desenvolvidas na Escola Frei Serafim do Amparo, essa é mais uma forma que o TRE tem de conscientizar os jovens sobre o processo democrático. “A maioria dos que estão aqui ainda não têm 16 anos e não podem votar, mas têm a oportunidade de conhecer de perto o processo eleitoral que é transparente e cristalino, se tornando multiplicadores para os seus familiares, amigos e vizinhos”, destacou.
Quem participou da atividade aprovou a iniciativa. Estudante do 8º ano, Kamila Rocha, vê na atividade mais uma forma de lutar por um Brasil mais justo. “Aprendemos aqui sobre os nossos direitos e a importância de exercitá-lo da forma mais consciente e correta possível”. E Breno Pereira, de 13 anos, saiu do local com o desejo de exercer sua cidadania através do voto. “Assim que completar 16 anos vou tirar meu Título de Eleitor e votar nos governantes que achar melhor para minha cidade e o meu país”.
O Projeto Eleitor do Futuro faz parte de uma série de atividades com a finalidade de aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos baianos. Entre essas ações está a transferência da sede administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para Vitória da Conquista, ocorrida nessa quarta e quinta-feira (14 e 15).