Turminha do infantil da Escola Municipal Mozart Tanajura

Os alunos da educação infantil da Escola Municipal Mozart Tanajura (Extensão Mozartinho) participaram de uma aula de campo na horta comunitária do loteamento Vila América, localizado no bairro Boa Vista. A ação foi articulada pela direção da escola com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).

As professoras participaram juntas na hora de plantar

A aula faz parte das ações do projeto Educação Alimentar e Nutricional (Educan), da Secretaria Municipal de Educação, que incentiva a alimentação saudável. Segundo a professora Ester Andrade Elias, o projeto indica a criação de uma horta na escola, mas como não há espaço, a ideia é fazer a horta itinerante. “Nós trouxemos eles aqui para conhecerem a horta, saber como funciona, eles aprenderam a plantar, vão levar sementes para casa e depois que a planta crescer, levarão para a escola”, explicou a professora.

Karine e Nilma com as crianças

Segundo a coordenadora da Cosan, Karine Barros, 120 alunos participaram da visita, em dias diferentes, e puderam conhecer a horta e aprender como plantar. “A experiência de receber os alunos foi maravilhosa, eles são muito curiosos e participaram de todas as etapas do plantio, que teve a coordenação da engenheira agrônoma da SMDR, Nilma Dias”, ressaltou Karine, que destacou a importância das hortas comunitárias para uma alimentação saudável: “a Prefeitura apoia quatro hortas comunitárias que funcionam em terrenos municipais como política de enfrentamento à insegurança alimentar e também de incentivo a uma alimentação saudável e livre de agrotóxico”.